Marco Giorgi vence "Pro Santa Cruz presented by Oakley"

02.05.2017

O uruguaio Marco Giorgi foi o vencedor do Pro Santa Cruz presented by Oakley, prova de 3000 pontos do WQS da World Surf League, que terminou este domingo, na Praia da Vigia, em Santa Cruz.

Num dia de ondas muito afetadas pelo vento mas que apresentavam mais de um metro, Giorgi soube estar em sintonia com o mar neste último dia de competição, derrotando na final da prova o brasileiro Thiago Camarão.

“É a minha primeira vitória profissional e estou a sentir muitas emoções novas, é uma loucura. É um trabalho difícil: os campeonatos são longos e é preciso manter a concentração para se ganhar todos os heats. Hoje, correu-me tudo de feição e estou muito feliz, nem consigo acreditar”, explicou o surfista que, graças aos 3000 pontos obtidos em Santa Cruz, vai disparar no ranking do WQS.

Thiago Camarão, finalista vencido, foi um dos destaques do evento, mas, na final, não conseguiu encontrar as ondas que precisava para dar a volta ao resultado.

“Fiz o melhor que pude nas ondas que consegui apanhar, mas, desta vez, não foi suficiente. Ainda assim, continuo contente com o meu surf e com a minha vida neste momento. O Marco e eu crescemos juntos e foi muito bom partilhar esta final com ele, estou muito feliz por ele”.

Já o português Frederico Morais, acabou por ficar em 3.º lugar, depois de ter dominado a maior parte da sua meia-final contra Camarão. O surfista do Guincho ia bem lançado na sua bateria mas não conseguiu responder à reviravolta tardia do seu adversário brasileiro. Também em 3.º lugar ficou o japonês Hioroto Ohhara. Ambos os surfistas amealharam 2250 pontos e 6000 dólares.

Este evento teve o apoio da Câmara Municipal, Turismo de Portugal, Turismo do Centro, Noah Surf House Portugal, MEO, Hertz, EDP Distribuição, Douro Azul e Dolce Campo Real.

PRO SANTA CRUZ PRES. BY OAKLEY FINALS RESULTS:

1 - Marco Giorgi (URY) 12.67

2 - Thiago Camarão (BRA) 12.27

PRO SANTA CRUZ PRES. BY OAKLEY SEMIFINALS RESULTS:

SF 1: Marco Giorgi (URY) 15.23 def. Hiroto Ohhara (JPN) 13.33

SF 2: Thiago Camarao (BRA) 14.50 def. Frederico Morais (PRT) 13.83

Ranking Europeu da World Surf League

1 - Gony Zubizarreta (ESP)

2 - Jorgann Couzinet (FRA)

3 - Vasco Ribeiro (PRT)

4 - Pedro Henrique (PRT)

5 - Jonathan Gonzalez (CNY)