Torres Vedras

Medicina ULisboa-Campus de Torres Vedras voltou a acolher seminário sobre laser médico

20.03.2025

Momento da intervenção da presidente na sessão de encerramento

O Medicina ULisboa-Campus de Torres Vedras, localizado no edifício do antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, situado nas imediações do Barro, acolheu na manhã do passado dia 15 de março o seminário de encerramento da 10.ª edição do Curso Pós-Graduado Multidisciplinar do Laser Médico, o qual é organizado pela SPILM - Sociedade Portuguesa Interdisciplinar do Laser Médico, com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
 
Este seminário marcou o encerramento de um ciclo de formação realizado na FMUL, no âmbito do qual 34 médicos especialistas concluíram a sua formação pós-graduada na área do laser médico. O curso permitiu assim aperfeiçoar a técnica da utilização segura do laser médico nas várias especialidades médicas e nas várias patologias acessíveis ao tratamento com laser, tendo contado, como formadores, com mais de 75 médicos (de especialidades médicas como Dermatologia, Oculoplástica, Medicina Física e Reabilitação, Cirurgia Refrativa, Retina e Glaucoma e das áreas da Oftalmologia, da Pneumologia, da Cirurgia Geral, da Cirurgia Vascular, da Cirurgia Plástica, da Urologia, da Ginecologia e do Diagnóstico em Medicina), bem como com engenheiros biofísicos, físicos e especialistas de outras áreas do saber.
 
No final do seminário foram entregues os diplomas aos participantes na edição deste ano do Curso Pós-Graduado Multidisciplinar do Laser Médico, mais concretamente na cerimónia de encerramento da mesma, na qual marcou presença a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que aproveitou a ocasião para recordar que o antigo hospital do Barro “irá dar origem a um espaço de referência dedicado à prestação de cuidados assistenciais, à formação de profissionais da Saúde, ao ensino e à investigação em Medicina e em outras Ciências Biomédicas”. Ainda segundo palavras proferidas pela presidente da Câmara Municipal: “A concretização deste Campus de Saúde insere-se numa estratégia mais ampla de afirmação de Torres Vedras como um polo de formação e inovação na área da Saúde, potenciando sinergias com a academia, os centros de investigação e o setor empresarial, consolidando assim a nossa região como um centro de conhecimento e desenvolvimento na área da Saúde”.

De referir que na sessão de encerramento da 10.ª edição do Curso Pós-Graduado Multidisciplinar do Laser Médico estiveram também presentes o coordenador do projeto Medicina ULisboa-Campus de Torres Vedras e subdiretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Joaquim Ferreira, o presidente da Sociedade Portuguesa Interdisciplinar do Laser Médico, Carlos Serra, e a presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Oeste, Elsa Baião.
 
Recorde-se que já o ano passado o seminário de encerramento do Curso Pós-Graduado Multidisciplinar do Laser Médico tivera lugar no edifício do antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior.

Última atualização: 21.03.2025 - 11:14 horas
voltar ao topo ↑