Melhores projetos arquitetónicos executados no concelho foram de novo premiados
10.12.2012
Criar um concelho arquitetónica e urbanisticamente mais belo é um desígnio da Câmara Municipal. Por essa razão desde 1996 premeia os melhores exemplos na área da arquitetura efetivados no território torriense.
Assim, no dia 7 de dezembro foram mais uma vez atribuídas essas distinções, relativas ao Prémio Bienal de Arquitetura da Câmara Municipal.
Para a mais recente edição desta iniciativa (referente ao período de 2010/2011) foram selecionados 25 projetos distribuídos por 4 categorias: edifícios de habitação coletiva; edifícios de habitação unifamiliar; restauro, remodelação ou reabilitação de imóvel existente; e outros edifícios.
Naquela ocasião – a cerimónia do Prémio Bienal de Arquitetura da Câmara Municipal, que teve lugar no edifício multisserviços desta entidade - foi atribuído um prémio ao projeto do empreendimento hoteleiro Areias do Seixo, situado perto da Praia do Seixo (da autoria de Vasco José Vieira); e menções honrosas aos projetos de um edifício de habitação coletiva situado na Rua dos Cavaleiros da Espora Dourada, em Torres Vedras (requerido pela empresa Riberalves Imobiliária e concebido por Samuel Carvalho), de uma habitação unifamiliar situada na Urbanização Portela da Vila, perto do Ameal (requerido por Pedro Manuel Barata e concebido por Ana Maria Morgado), e de reabilitação do “Casal do Recaiado” na freguesia de Monte Redondo (requerido por Maria da Graça Pinto e concebido por Jorge Bonifácio).
Refira-se, igualmente, que na cerimónia foi ainda atribuída uma menção honrosa ao projeto da Clínica Cuf de Torres Vedras (da autoria do arquiteto Diogo Meyer) referente à edição transata do mencionado prémio.
Desde também o dia 7 de dezembro uma exposição patente no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal tem dado a conhecer os projetos selecionados no âmbito do mais recente Prémio Bienal de Arquitetura da Câmara Municipal.
A referida cerimónia e a inauguração desta exposição integraram-se no III Encontro de Arquitetura e Urbanismo promovido pela Câmara Municipal.
O Prémio Bienal de Arquitetura da Câmara Municipal (2010/2011) contou com o apoio da Ordem dos Arquitetos Portugueses e da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras (que integraram o respetivo júri).
Mais informações sobre este prémio podem ser consultadas em anexo.