Memorando para a criação do Torres Vedras Living Lab Green Hydrogen foi assinado

02.07.2021

Imagem da assinatura do documento pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues

No decorrer da conferência "Torres Vedras rumo à neutralidade carbónica", a qual se realizou no dia 30 de junho, no Parque Regional de Exposições, no âmbito da Feira de S. Pedro, foi assinado um memorando de entendimento para a criação do Torres Vedras Living Lab Green Hydrogen.

Trata-se de um documento que visa a constituição de uma plataforma para a promoção da utilização do hidrogénio verde no Concelho, a qual envolve um vasto conjunto de entidades, a saber: Câmara Municipal de Torres Vedras; AP2H2 - Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio; DELAB - Energy Efficiency & Green Power; Transportes Paulo Duarte, Lda; Grupo Valouro; Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras; PRF - Gás, Tecnologia e Construção, SA; ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade; EDP - Energias de Portugal; Lhyfe; Rauschert; Cerâmica Torreense; Firstrule, SA; Winpower - Engenharia e Desenvolvimento, SA; SMARTENERGY Group AG; Finerge, SA; Coopérnico - Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, CRL; INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial; Barraqueiro Transportes, SA; AdP Energias - Energias Renováveis e Serviços Ambientais, SA; ACR ENERGIA, Lda; Cerâmica Outeiro do Seixo, SA; Iberdrola; Dourogás Renovável - Produtora de Gás, SA; BMI Portugal; Fusion-Fuel; Toyota Caetano Portugal, SA; e CaetanoBus.

Segundo o texto do memorando: “os subscritores deste documento comprometem-se em colaborar cada um dentro das suas diversas áreas de intervenção, sejam elas de investigação e desenvolvimento, indústrias, prestações de serviços nas mais diversas áreas, produtores de energia, transportadores, financiadores, entre outros”, sendo que “a colaboração referida deverá materializar-se através da partilha de ações e informações entre todos independentemente dos objetivos particulares de cada um, encarregando-se o Município em fazer o papel de ligação entre os subscritores do presente memorando, e de divulgação de possíveis fontes de financiamento sejam elas privadas ou públicas, sempre que tal lhe seja proposto e ou solicitado” .

O memorando de entendimento para a criação do Torres Vedras Living Lab Green Hydrogen vai, de resto, de encontro à Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2), a qual, segundo se pode ler no documento, “tem como objetivo principal introduzir um elemento de incentivo e de estabilidade para o setor energético, promovendo a introdução gradual do hidrogénio verde enquanto pilar sustentável e integrado numa estratégia mais abrangente de transição para uma economia descarbonizada, enquanto oportunidade estratégica para o país”.

Ainda de acordo com o texto do memorando: “o hidrogénio verde assume um papel central, enquanto opção eficiente para promover, aprofundar e facilitar a transição energética e, em simultâneo, como oportunidade de desenvolvimento económico, industrial, científico e tecnológico no quadro europeu. Portugal apresenta fortes argumentos para permanecer na vanguarda da transição energética e construir uma estratégia rumo a uma economia neutra em carbono, baseada em fontes de energia renovável, com foco na eficiência energética e nos benefícios para o consumidor de energia”.

De referir ainda que o prazo de validade do pacto assinado é de cinco anos, podendo esse prazo ser prorrogado.

Última atualização: 05.07.2021 - 10:58 horas