“Missão Educar IV” proporcionou experiências educativas no estrangeiro a docentes
20.11.2024
A sessão de disseminação de experiências e resultados obtidos no âmbito do projeto “Missão Educar IV” realizou-se no passado dia 2 de outubro, no auditório do Centro de Educação Ambiental.
O "Missão Educar IV" é uma iniciativa que decorre do projeto “Missão Educar – Professores em Ação na Europa”, em que participam professores de escolas do concelho de Torres Vedras, que têm acesso a experiências educativas no estrangeiro. O projeto “Missão Educar IV”, desenvolvido no âmbito do Programa Erasmus +, consistiu em 11 atividades de job shadowing (observação e acompanhamento em contexto laboral) em escolas da Finlândia, Espanha, Grécia, Croácia, e no município italiano de Reggio Emilia, entre março e junho de 2024.
Este projeto permitiu que três dos professores frequentassem cursos estruturados nas suas áreas de interesse, nomeadamente Inteligência Artificial aplicada ao ensino, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em Itália e Croácia.
Pretende-se com estas experiências que os docentes possam melhorar as suas práticas profissionais e a própria política educativa local, que é implementada por um consórcio constituído pelo Município e pelos agrupamentos de escolas de São Gonçalo, Henriques Nogueira, Madeira Torres e Padre Vítor Melícias.
Na referida sessão de disseminação marcou presença a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que enalteceu a importância do projeto “Missão Educar”, pelo facto de permitir o contacto com metodologias educativas mais inovadoras, proporcionando experiências que levam a uma melhoria da qualidade do ensino ministrado no Concelho. Laura Rodrigues confirmou na ocasião que o “Missão Educar – Professores em Ação na Europa” é para continuar, estando já previsto o projeto “Missão Educar V”, o qual facultará 14 mobilidades.
A terminar a sessão de disseminação de experiências e resultados obtidos no âmbito do “Missão Educar IV” foram entregues diplomas de participação a elementos que integraram o projeto.