Mobilidade de novo Semana em Torres Vedras e na Europa

25.09.2014

Torres Vedras continua a pedalar cada vez mais… e mais longe.

Por essa razão no dia 19 de setembro foram inaugurados três novos postos de requisição da bicicleta pública “Agostinha”, localizados no Bairro do Hilarão, no Bairro Arenes e na Conquinha.

Esta foi uma das principais ações promovidas pelo Município no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade que teve este ano como tema "As nossas ruas, a nossa escolha.

Pretendeu-se em 2014 com a iniciativa, à qual Torres Vedras aderiu pelo décimo ano, levar os cidadãos e as autoridades locais a efetuarem uma reflexão sobre como pode ser melhorada a qualidade de vida mediante a requalificação do espaço público, o que poderá passar pelo condicionamento do trânsito em ruas e o favorecimento dos modos suaves de transporte e do transporte coletivo em detrimento do uso individual do automóvel.

Do programa de ações da responsabilidade do Município desta 13.ª Semana Europeia da Mobilidade refira-se também: a entrega ao mesmo de duas bicicletas e uma scooter elétricas para transporte de mercadorias por um período experimental de seis meses no âmbito do projeto Pro Bike; a disponibilização pela empresa Toitorres de uma viatura híbrida (Toyota Prius) para test-drive; a realização de um Torres Vedras Night Run em que excecionalmente se utilizaram “Agostinhas” e se passou por bikestations de Torres Vedras; uma caminhada noturna inserida no Projeto Andar na Rua, em que participaram cerca de 30 pessoas, cujo itinerário incluiu o Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, o Centro de Educação Ambiental e o Edifício dos Paços do Concelho, que estiveram abertos e contaram com a presença dos arquitetos que idealizaram as respetivas obras, para um breve enquadramento da temática da acessibilidade na conceção de cada um; o workshop “Modos Suaves de Transporte em Torres Vedras”, no Centro de Educação Ambiental, que contou com a presença de um técnico da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, da qual o Município faz parte, e em que participaram cerca de 40 alunos da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal; a realização de atividades de sensibilização sobre a temática das barreiras urbanísticas e mobilidade para todos, em várias escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho por técnicos municipais; uma oficina no âmbito da iniciativa Tardes no CEA subordinada à temática “As nossas Ruas, a nossa Escolha”, em que os participantes criaram um “jogo da memória dos transportes sustentáveis”; e a realização do 8.º concurso Pensar a Minha Rua, em que munícipes apresentaram propostas de melhoria para a rua onde vivem e/ou trabalham.

A Semana Europeia da Mobilidade terminou, como sempre, com o Dia Europeu Sem Carros, tendo nesse âmbito sido encerrada ao trânsito parte da Rua da Liberdade, no Bairro da Boavista-Olheiros. A Escola de Serviços e Comércio do Oeste associou-se à iniciativa com a realização de um passeio de “Agostinhas” em que participou também o grupo de BTT "Lobos do Oeste". Esse passeio, que reuniu um pelotão de cerca de 50 “amigos do pedal”, passou pelas bikestations existentes em Torres Vedras, com o objetivo de fomentar a utilização da bicicleta pública “Agostinha” pelos alunos. Com esse mesmo objetivo, durante o período da tarde desse dia, foi instalado um stand de inscrição no sistema de bicicletas públicas de Torres Vedras, no átrio daquele estabelecimento de ensino.

Tenha uma mobilidade sustentável!

Última atualização: 03.06.2020 - 21:02 horas