Monumento ao Homem Rural
01.07.2014
O Monumento ao Homem Rural, existente no Bonabal, foi inaugurado no dia 2 de junho de 1996, no âmbito da comemoração do 25.º aniversário da associação desta localidade.
Da autoria de Joaquim Carimbo, natural desta aldeia pertencente à freguesia da Ventosa, pretende, segundo o mesmo “invocar o que na memória retenho do forte, admirável e sublime que era o esforçado e humilde trabalhador rural (…) Julgo ter conseguido expressar e retratar nesta imagem, artisticamente, insignificantemente, talvez, mas que resultou, isso sim, duma vontade indómita de realçar o virtuosismo que representa essa figura carismática que em passo firme e decidido caminhava diariamente para o seu posto de trabalho, por vezes, quantas, com toda a ordem de duras condições de caráter social e adversidades do foro da saúde física e mental”.
(...) essa figura carismática que em passo firme e decidido caminhava diariamente para o seu posto de trabalho (...)
Joaquim Carimbo nasceu em 1932. Ainda jovem deixou a sua terra natal para viver na zona de Lisboa onde exerceu a profissão de bancário. Artista autodidata, executou outras obras, como o relógio de sol existente também no Bonabal.
- Autoria: Joaquim Carimbo (1932- )
- Localização: Rua Relógio de Sol (Bonabal)
- Data de instalação: 1996