Munícipes “infoexcluídos” aprenderam a “cibernavegar”
23.12.2021
Adultos torrienses “infoexcluídos” receberam ajuda para dar os primeiros passos na Internet.
Para o efeito o Município aderiu ao programa “EUSOUDIGITAL”, tendo nesse âmbito assumido a responsabilidade de encontrar jovens que, de forma voluntária, se disponibilizassem para ajudar à capacitação relativamente à utilização da Internet, bem como munícipes adultos que pretendessem iniciar-se na “cibernavegação”.
Com esse objetivo, o Município lançou o desafio a todos os agrupamentos de escolas e a todas as escolas profissionais do Concelho, bem como ao Instituto Politécnico de Leiria, de mobilizarem mentores (jovens voluntários com competências digitais), e abriu inscrições a alunos adultos que pretendessem adquirir conhecimentos iniciais relacionados com a “navegação” na Internet.
Como corolário desse trabalho, na manhã do dia 27 de novembro, teve lugar no auditório da Escola Secundária Henriques Nogueira uma sessão de formação dirigida a mentores daquele programa, a que se seguiu um momento, no mesmo local, em que esses mentores difundiram os conhecimentos apreendidos aos seus alunos. Na ocasião foram abordados os seguintes temas: “Descobrir a internet”; “Saber navegar”; “Saber fazer pesquisas”; “Criar uma identidade digital”; “Usar uma caixa de correio eletrónico”; “Criar conta em redes sociais”; e “Proteger dados pessoais e privacidade”. Na atividade participaram 24 jovens mentores (pertencentes à Escola Secundária Henriques Nogueira, à Escola de Serviços e Comércio do Oeste e ao Instituto Politécnico de Leiria) e 27 alunos adultos.
De frisar, para além da promoção da literacia digital, o contacto intergeracional e a troca de experiências proporcionados por meio do programa “EUSOUDIGITAL”, bem como o seu contributo relativamente ao combate ao isolamento.