Município continua a promover a recuperação de habitações degradadas

19.10.2022

Fotografia em que se vê um voluntário a trabalhar na reabilitação de uma das habitações.

O Município de Torres Vedras, em parceria com a Associação Just a Change, continua a recuperar habitações degradadas no concelho de Torres Vedras. Entre 11 e 26 de setembro, o projeto reabilitou duas habitações degradadas na União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, através de um investimento municipal de cerca de 26.500 €.

Implementado desde 2019, o projeto já contemplou intervenções em sete habitações, num investimento superior a 76.500 €. As intervenções decorreram nas freguesias de São Pedro da Cadeira, Silveira, Freiria, União das Freguesias de Dois Portos e Runa, União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça.

A iniciativa dirige-se a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica que vivam em condições de precariedade habitacional e apresentem incapacidade para adquirir, arrendar ou recuperar, com recursos próprios, uma habitação a preços e condições atuais de mercado. Desta forma, o projeto pretende colmatar situações de isolamento e exclusão social, dando resposta às necessidades das famílias e mitigando os efeitos da pobreza habitacional nas suas várias dimensões (abrigo estrutural, conforto, saúde, bem-estar).

O projeto conta com a participação de voluntários e o envolvimento de diversos parceiros locais, como empresas, organizações da sociedade civil e Juntas de Freguesia. A Associação Just a Change mobiliza os meios necessários à intervenção, garantindo um acompanhamento de proximidade aos beneficiários. O Município é responsável pelo apoio técnico e logístico do projeto, pelo alojamento e parte das refeições da equipa de voluntários e pela disponibilização de apoio financeiro destinado à execução das obras.

Publicado: 19.10.2022 - 16:35 horas