Torres Vedras

Município de Torres Vedras aderiu à rede internacional “A Cidade das Crianças”

14.10.2021

Fotografia em que se vê um menino a brincar com alguns tacos em madeira no meio da relva.

O Município de Torres Vedras aderiu à rede internacional “A Cidade das Crianças”, tendo participado pela primeira vez no seu encontro, que decorreu no passado dia 30 de setembro. “Para a escola vamos sozinhos” foi o tema do encontro, que contou com a participação de Francesco Tonucci, mentor do projeto. Na ocasião, o psicopedagogo e investigador italiano partilhou reflexões sobre a autonomia e o protagonismo das crianças na cidade.

O encontro incitou os autarcas a adotar uma visão diferente, centrando o foco da gestão das cidades nas crianças e não nos adultos. A reapropriação do ambiente urbano, a recuperação de várias formas de brincar e o movimento autónomo na cidade são essenciais para o desenvolvimento saudável da criança, mas também para o desenvolvimento da própria cidade.

Torres Vedras é um dos dois municípios portugueses que integram esta rede, que conta com cerca de 200 cidades e é coordenada pelo laboratório internacional “A Cidade das Crianças”, localizado no Instituto de Ciências e Tecnologias Cognitivas de Roma.

A rede internacional “A Cidade das Crianças” nasceu em 1991 com a intenção de promover a mudança dos parâmetros de governação das cidades. O objetivo passa por promover a participação das crianças nas tomadas de decisão, garantir a sua autonomia permitindo que vivam a cidade o mais livremente possível e garantir que o direito a brincar seja um dos compromissos prioritários.

Última atualização: 14.10.2021 - 18:05 horas
voltar ao topo ↑