Município de Torres Vedras aderiu ao projeto RUGGEDISED como cidade seguidora
10.07.2017
O Município de Torres Vedras aderiu, como cidade seguidora, ao projeto RUGGEDISED, um projecto de smart cities, na sequência de convite feito por parte do ICLEI (Local Governments for Sustainability). Trata-se de um projecto financiado no âmbito do programa Horizonte 2020 da União Europeia e conta com vários parceiros.
De momento, o projeto envolve três cidades: Roterdão, Glasgow e Umeå e três cidades seguidoras: Brno, Gdansk e Parma para testar, implementar e acelerar o modelo de cidades inteligentes em toda a Europa.
Ao trabalhar em parceria com empresas e centros de investigação, estas seis cidades pretendem demonstrar como combinar as TIC, a mobilidade eléctrica e as soluções de energia para projetar cidades inteligentes e resilientes para todos. Isso significa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, reduzir o impacto ambiental das atividades e criar um ambiente estimulante para o desenvolvimento económico sustentável.
A adesão permite trabalhar em rede com cidades parceiras, empresas e representantes da Comissão Europeia, convites exclusivos para webinars do projecto, experiência prática de aprendizagem através de workshops europeus e visitas de estudo e apoio financeiro para participar em eventos do projecto RUGGEDISED.