Município de Torres Vedras assinalou os 50 anos do 25 de Abril

26.04.2024

No dia 25 de abril, as comemorações do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos decorreram em Torres Vedras e em Ponte do Rol.  Na manhã do Dia da Liberdade, realizou-se a Sessão Solene Comemorativa do 50.º Aniversário do 25 de Abril, que teve lugar na Praça 25 de Abril, em Torres Vedras, perante uma plateia de dezenas de cidadãos.

A sessão teve início com a intervenção do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, David Lopes. Seguiram-se as intervenções dos representantes dos partidos e movimentos de cidadãos com assento na Assembleia Municipal de Torres Vedras: Carlos Filipe, do Chega; Pedro Castelo, do CDS/PP; Marco Branco, do Aliança; Francisco Corvelo, do PCP; Jorge Santos, do Unidos Por Torres Vedras – Movimento Cívico; Luís Carlos Lopes, do PSD; e Sérgio Simões, do PS.

“A Liberdade e a Democracia precisam que todos os dias se faça a sua construção e reconstrução”, afirmou na sua intervenção a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, sublinhado que “o poder local dá um contributo fundamental para a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno, que a Constituição prometeu a 2 de abril de 1976”. Laura Rodrigues destacou, ainda, a importância da descentralização de competências que “permite que serviços fundamentais fiquem cada vez mais próximos dos cidadãos e que o Estado, representado pelas autarquias locais, seja cada vez mais minucioso nas respostas a problemas concretos e exigentes”.

“É meu convencimento que passados 50 anos do 25 de Abril é ainda mais exigente e necessária a defesa dos seus valores”, referiu na ocasião o presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, José Manuel Correia, apontando como ameaças aos mesmos o aumento da agressividade e da desinformação no debate político. Para José Manuel Correia “é necessário que as forças políticas democráticas apresentem compromissos políticos comuns, sabendo defender o essencial, que são os valores intemporais de Abril” – a Liberdade, a Democracia, o Humanismo e a Paz.

A sessão terminou com uma pequena atuação da Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, dirigida pelo Maestro Rui Silva.

Seguiu-se a inauguração da exposição 25 de Abril Torres Vedras – Experiências de Liberdade, patente na Praça 25 de Abril até 10 de junho. Esta exposição apresenta um conjunto de fotografias da autoria de Ezequiel Santos que retratam os primeiros anos de liberdade vividos na então vila de Torres Vedras. Recorde-se que o arquivo do fotógrafo Ezequiel Santos foi adquirido pela Câmara Municipal em 2021, com o objetivo de preservar a memória local.

Paralelamente, durante a manhã, o Largo Santo António encheu-se de crianças e das suas famílias que participaram na atividade “O Rei manda… Brincar no Dia da Liberdade”, que visa encorajar e demostrar a importância do brincar, sobretudo em liberdade e ao ar livre, e incentivar a fruição do espaço público.

Na parte da tarde as comemorações continuaram em Ponte do Rol, onde foi inaugurada a nova sede da Junta de Freguesia de Ponte do Rol, uma obra que resultou da recuperação de um edifício existente no Largo Álvaro da Ponte. O momento foi abrilhantado pela atuação da Banda da Juventude Musical Ponterrolense.

Na noite de 24 de abril, no Pavilhão Multiusos, em Torres Vedras, realizou-se o concerto 50 anos de Abril – Música de Intervenção Viva, que juntou o Contrapeso da Balança, Fernando Ribeiro, Ricardo Gordo e Orquestra Danada. Um concerto tributo à música de intervenção, no qual foi apresentada a música original “Até sempre companheiro”, encomendada pelo Município de Torres Vedras ao músico e compositor Ruben Monteiro.

O programa das “Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril” estende-se até junho e pode ser consultado aqui.

Publicado: 26.04.2024 - 18:49 horas