Torres Vedras

Município foi de novo distinguido pelas suas medidas de apoio às famílias

26.10.2012

Torres Vedras foi um dos 35 municípios do país que recebeu no dia 24 de outubro a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2012».

 

Essa distinção foi entregue, como já é habitual, no auditório da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

 

A atribuição da referida bandeira resulta de um inquérito realizado a nível nacional aos municípios, mediante o qual foram analisadas as políticas de apoio à família dos mesmos em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. Nesse inquérito foram ainda analisadas as boas práticas dos municípios para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.

 

Do vastíssimo conjunto de iniciativas da Câmara Municipal na área do apoio à família levadas em linha de conta pelo mencionado observatório refira-se algumas:o Programa de Apoio ao Arrendamento; a isenção de taxas urbanísticas para construção de primeira habitação própria; o apoio a famílias com pessoas em situação de fragilidade social; o acompanhamento de famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção; o ciclo de conferências Conversas com Pais; o Projeto Atitude Positiva (que visa prevenir comportamentos de risco junto da comunidade estudantil e levar à adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis por parte da mesma); a oferta de serviços e atividades pedagógicas para crianças e famílias; os descontos proporcionados em atividades culturais a determinados grupos e a oferta gratuita de outras; o programa de promoção de hábitos alimentares saudáveis dirigido à comunidade escolar; os apoios na área da educação ao nível de transportes e manuais escolares; a oferta de estágios a jovens em empresas locais no âmbito do programa Tempo de Férias, bem como no estrangeiro ao abrigo do programa Euroformar; as ações na área do empreendedorismo destinadas à comunidade imigrante; as ações de melhoria da mobilidade urbana; e as medidas de conciliação trabalho-família destinadas aos funcionários municipais e outras de apoio aos mesmos.

 

De realçar que desde que a mencionada distinção começou a ser atribuída por aquele observatório (em 2009), o qual foi criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, o Município foi sempre merecedor da mesma. Por esse facto foi-lhe ainda atribuído no dia 24 de outubro uma menção honrosa. Relacionado com esta situação, a revista Visão colocou inclusivamente Torres Vedras no top dos municípios “amigos das famílias”.

 

Mais informações sobre as ações do Município na área do apoio à família podem ser consultadas no site do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (acessível em: www.observatorioafr.org).

 

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas
voltar ao topo ↑