Torres Vedras

Município foi finalista de prémio de políticas públicas devido à implementação do “ISA”

07.12.2023

O Município, mediante a apresentação de uma candidatura que incidiu no programa “ISA - Idosos Saudáveis e Ativos”, foi um dos três finalistas na categoria relativa a políticas públicas adotadas pela administração local do Prémio Iscte Políticas Públicas 2023.

Reconhecer as políticas públicas mais relevantes adotadas no último ano em Portugal foi o principal objetivo deste prémio, sendo que a seleção de finalistas no âmbito do mesmo foi definida de acordo com os seguintes critérios de relevância das políticas públicas apresentadas pelas entidades candidatas: Eficácia, definida em função dos resultados e impactos da política pública, obtidos ou previsíveis, na abordagem a um problema de interesse público; Qualidade, definida em função dos processos de desenho, implementação e resultados da política pública; Inovação, definida em função do grau de melhoria qualitativa que resultou da implementação da política e dos meios utilizados para a implementar; Transferibilidade, definida em função das condições criadas para que a política pública, ou alguns dos seus elementos, possam inspirar uma replicação bem-sucedida por outras entidades públicas.

De recordar que o programa “ISA” consiste atualmente na qualificação e integração de seniores em locais de manifesto interesse público, histórico e cultural, nomeadamente igrejas, de forma a garantir o seu funcionamento regular e abertura ao público. Esta iniciativa assenta na criação de um circuito turístico-histórico em 10 igrejas do Concelho, que passaram a estar acessíveis ao público todos os dias (à exceção de segunda-feira) das 10h00 às 17h00.

As distinções do Prémio Iscte Políticas Públicas 2023 foram entregues no passado dia 4 de dezembro, no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, tendo o prémio relativo à categoria de políticas públicas adotadas pela administração local sido atribuído ao Município de Oeiras. O Município de Cascais foi o outro finalista nessa categoria. O júri do referido prémio foi constituído por Paulo Marques (presidente), Teresa Seabra e Pedro Dionísio. 

Última atualização: 11.12.2023 - 11:12 horas
voltar ao topo ↑