Torres Vedras

Município participou em fórum da Conferência dos Oceanos

01.07.2022

Fotografia do Fórum para o Investimento Sustentável na Economia Azul.

O Município de Torres Vedras participou no Fórum para o Investimento Sustentável na Economia Azul, que se realizou em Cascais, na passada terça-feira, à margem da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. O evento centrou-se na economia azul sustentável como modelo de economia circular e inclusiva.

Vários decisores políticos participaram no fórum, que abordou a urgência de adotar modelos de economia azul, circulares e inclusivos, por oposição aos modelos de extração e esgotamento de recursos explorados nas últimas décadas. Já durante a Conferência dos Oceanos, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030.

Torres Vedras aposta na gestão sustentável dos seus 20 quilómetros de linha de costa, que têm vindo a ser distinguidos pela sua qualidade ambiental. O Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul e o futuro Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras são dois exemplos do investimento do Município no que toca à gestão sustentável das zonas costeiras.

Note-se que o primeiro equipamento funcionará como espaço âncora da Reserva Natural Local Foz Azul, uma nova área protegida de âmbito local a constituir no Concelho, com incidência significativa em área marinha na zona entre Assenta e a Foz do Sizandro. Um dos objetivos passa pela sua integração na Rede Nacional de Áreas Marinhas Portuguesas.

Torres Vedras dará, assim, um importante contributo para alcançar a meta nacional de classificação de 30% das áreas marinhas e costeiras sob jurisdição nacional até 2030, tal como reconhecido no âmbito da Estratégia Nacional para o Mar – ENM 2021-30 e reforçado pelo primeiro-ministro a propósito da Conferência dos Oceanos. 

Publicado: 01.07.2022 - 19:30 horas
voltar ao topo ↑