Município promoveu ação de formação sobre biodiversidade marinha

03.08.2021

No âmbito do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR” decorreu, nos dias 16 e 28 de julho, a ação de formação “Pedagogia Poética e Escrita do Mar”. Dirigida a professores do Concelho do ensino pré-escolar e do ensino básico, esta ação teve como formador José António Gomes, da Fragrantetítulo - Associação Cultural.

A formação, que contou com 24 participantes, decorreu no Externato de Penafirme, escola parceira do projeto. O objetivo foi sensibilizar para a importância da biodiversidade das zonas costeiras, bem como dotar os docentes com ferramentas dinamizadoras da escrita de cunho poético ligada ao tema ou motivo marinho.

Durante a época balnear, encontra-se a decorrer a ação “Dá Férias ao Ouriço!” nas praias de Torres Vedras. Trata-se de uma ação constituída por diferentes ateliês sobre a importância do Oceano e a correta utilização de recursos marinhos, como o ouriço-do-mar.

O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, financiada pelo EEA Grants através do aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano, é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral.

Sobre o EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt

Última atualização: 31.03.2022 - 16:35 horas