Município recebeu menção honrosa no âmbito do Prémio Nuno Teotónio Pereira

03.02.2023

Imagem do momento da entrega da menção honrosa ao vereador Francisco Martins

O Município recebeu uma menção honrosa no âmbito da categoria de “Reabilitação ou Requalificação de Espaço Público” do Prémio Nuno Teotónio Pereira devido à execução do projeto de “Requalificação Urbana e Paisagística do Espaço Público Envolvente ao Antigo Matadouro Municipal”.

A distinção foi entregue ao vereador do Planeamento Estratégico e Territorial da Câmara Municipal, Francisco Martins, numa cerimónia que teve lugar no Museu da Eletricidade, em Lisboa, no dia 30 de janeiro, e na qual estiveram também presentes a secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, e a presidente do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), Isabel Dias.

De referir que o Prémio Nuno Teotónio Pereira é uma iniciativa promovida pelo IHRU desde 2008, tendo até 2015 tido a designação de Prémio IHRU. Trata-se do prémio mais antigo a nível nacional na área do imobiliário, o qual distingue as melhores intervenções realizadas em Portugal ao nível da reabilitação urbana. A referida cerimónia aconteceu na data em que Nuno Teotónio Pereira completaria 101 anos de idade, tendo com a mesma se encerrado as celebrações do centenário do nascimento deste arquiteto.

De recordar que a “Requalificação do Espaço Público Envolvente ao Antigo Matadouro Municipal” (edifício que foi reconvertido para a criação do Centro de Artes e Criatividade) foi uma obra promovida pela Câmara Municipal no âmbito do programa “ENCOSTA” (o qual está relacionado com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras), cofinanciada pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). A conceção e a coordenação técnica do respetivo projeto esteve a cargo da Área de Projeto da Câmara Municipal, tendo a obra sido executada pela empresa Construções Pragosa. Mais informação sobre essa obra pode ser consultada neste site.

Recorde-se também que já em 2016 o Município fora distinguido no âmbito da categoria de “Reabilitação ou Requalificação de Espaço Público” do Prémio Nuno Teotónio Pereira, na altura com a atribuição de um prémio, devido à execução da requalificação do Parque do Choupal.

Última atualização: 06.02.2023 - 11:02 horas