Município tem se associado a iniciativas de sensibilização na área da Saúde
10.11.2022
O obelisco evocativo das Guerras Peninsulares, situado no Jardim da Graça, esteve recentemente iluminado, no âmbito da associação do Município a iniciativas de sensibilização na área da Saúde.
Uma dessas iniciativas à qual o Município se associou com a iluminação daquele monumento é a “Outubro Rosa”, com a qual a Liga Portuguesa contra o Cancro (enquanto representante da Coligação Europeia contra o Cancro da Mama) pretende consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família relacionadas com esta doença. Decorrente da iniciativa mundial “Outubro Rosa”, o obelisco evocativo das Guerras Peninsulares esteve iluminado de rosa, à noite, desde 15 de outubro (Dia da Saúde da Mama) até 30 de outubro (Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama).
Anteriormente, na noite de 29 de setembro, este obelisco estivera iluminado de vermelho de forma a se assinalar o Dia Mundial do Coração. De referir que esta efeméride, cujas atividades em Portugal são dinamizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (enquanto membro da Federação Mundial do Coração), pretende promover a sensibilização pública para as doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte, não só em Portugal, como em todo o mundo.
Recorde-se que, também recentemente, na noite de 7 de setembro, o obelisco evocativo das Guerras Peninsulares estivera iluminado igualmente de vermelho, no âmbito da campanha do Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne e de Becker, a qual é dinamizada em Portugal pela Associação Portuguesa de Neuromusculares.