Município venceu concurso de boas práticas da Associação Bandeira Azul da Europa
20.02.2017
O concelho foi em 2016 o primeiro território no mundo com praias inclusivas pela cor, com vista à melhoria da acessibilidade e à inclusão de todos os banhistas nas mesmas.
Tal foi feito por meio do sistema de identificação de cores ColorADD, o qual foi aplicado nas bandeiras de praia e nos contentores de recolha seletiva de resíduos, o que permitiu tornar a zona balnear do concelho num espaço ainda mais seguro e confortável.
Recorde-se que o ColorADD é um sistema de identificação de cores, desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas mediante símbolos gráficos. Por meio do conceito de adição de cores, todos podem facilmente relacionar os símbolos e identificar toda a paleta de cores.
Esta iniciativa inovadora do Município foi alvo de uma candidatura ao concurso Boas Práticas 2016 promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa e destinado em exclusivo aos municípios, concessionários de praia, marinas, e outras entidades relacionadas com a gestão e manutenção de zonas balneares e náuticas galardoadas com a Bandeira Azul em 2016.
Este concurso avalia a “pertinência da boa prática”, “inovação/criatividade”, “avaliação/impacto nos utentes”, “divulgação/comunicação”, “qualidade da informação” e “apresentação”.
O Município foi distinguido com o 1.º lugar neste concurso de boas práticas, uma distinção que vem mais uma vez reconhecer o esforço do mesmo em melhorar a qualidade e acessibilidade das praias do respetivo território.