Torres Vedras

Torres Vedras premiado no concurso “Melhores Municípios para Viver”

17.11.2014

Torres Vedras foi mais uma vez distinguido como um dos “Melhores Municípios para Viver” no âmbito de uma iniciativa promovida pelo jornal Sol e pelo Instituto de Tecnologia Comportamental.

Essa distinção, atribuída na categoria Social, deveu-se ao projeto “Todos à Escola!”.

O respetivo prémio foi atribuído no dia 12 de novembro, no Instituto Politécnico de Tomar, no decorrer da conferência “Melhores Municípios para Viver 2014”.

De referir que aquele projeto baseia-se no conceito de Escola a Tempo Inteiro, o qual começou a ser implementado no concelho em 2006/2007, sendo facultativo, gratuito e acessível a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.

Este projeto foi delineado para responder a uma prioridade educativa distinta e realizar uma intervenção pedagógica capaz de dar resposta às necessidades das crianças, criando também espaços de abertura à comunidade educativa.

O “Todos à Escola!” inclui um conjunto de atividades:

“Yes” – trata-se da aprendizagem da língua inglesa para todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico;

- “Do, Ré, Mi” – fomenta o desenvolvimento da literacia musical em alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade;

- “Ser a Brincar” – exercita a expressão dramática com alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade;

- Ateliês “Empreender Criança” – educam para o empreendedorismo e a literacia financeira alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade;

- “Splash” – atividade de natação e de adaptação ao meio aquático destinada aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade;

- “Mexe-te” – proporciona a atividade física e desportiva a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, a que acresce a aprendizagem de golfe, rugby, surf ou andebol.

 

O “Todos à Escola” envolve parcerias com agrupamentos de escolas, tecido associativo e juntas de freguesia.

O balanço até ao momento do programa é bastante positivo tendo em conta a sua adesão (sempre superior a 98%), bem como o facto de promover a participação de outros profissionais nas escolas, de permitir elaborar horários escolares mais dinâmicos, de proporcionar um trabalho docente mais interativo, de conceder uma resposta mais equitativa às famílias e de tornar a escola mais viva, multifacetada, criativa e inteligente.

Última atualização: 28.05.2020 - 15:48 horas
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