Música antiga voltou a fazer-se ouvir em espaços religiosos do Concelho

04.07.2024

Imagem do concerto

A sexta edição do Festival de Música Antiga de Torres Vedras decorreu nos meses de maio e junho, proporcionando uma autêntica viagem no tempo ao permitir sentir música de um período que foi do século XIV ao século XVIII (da autoria de compositores nacionais até da de grandes génios como Bach, Vivaldi e Mozart) no seu “habitat natural”. Foi mais uma edição de sucesso deste evento “nómada” que tem dado “vida” ao património religioso do Concelho e contado com uma fortíssima adesão de público.

Do programa do VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras fizeram parte quatro grandes concertos -  um primeiro, à luz de velas, intitulado Música Medieval de Louvor a Sancta Maria, o qual foi interpretado pelo grupo Gaudium Vocis, e teve como palco a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Ponte do Rol; um segundo concerto, interpretado pelo Ensemble Atena, realizado na igreja paroquial de São Domingos de Carmões, que se denominou A Música Portuguesa e a influência italiana: da Sonata à FoliaUma noite de Ópera Barroca: The Fairy Queen de Henry Purcell, que aconteceu na Igreja de Santiago, interpretada por alunos e professores da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues (coros e orquestra), com direção do maestro Pedro Rollin Rodrigues; e um último concerto, pela Paz no mundo, realizado na Igreja de Santa Maria Madalena, no Turcifal, que se denominou Camerata Vocal de Torres Vedras in Glória de Vivaldi, o qual foi interpretado por este agrupamento musical, pelo grupo musical barroco Alma Veteras, pela soprano Cecília Rodrigues e pela mezzo soprano Carolina Figueiredo, tendo contado com direção do maestro António Gonçalves.

De referir que todos estes espetáculos foram comentados, sendo que nos mesmos houve também uma contextualização histórica de cada igreja que os acolheu.

O programa do VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras incluiu ainda um concerto interativo para o público infantil, realizado na Capela de Santa Helena, em Santa Cruz, intitulado À descoberta do Património com os mais novos, o qual foi dinamizado por Ana Almeida, da Teia - Associação Cultural, e pela música Débora Severiano (intérprete de flauta de bisel); e um flashmob de dança barroca, protagonizado por alunos da Academia Espaço Dança, da associação ILU, que aconteceu em espaços públicos de Torres Vedras.

Relativamente também à edição deste ano do evento, o seu diretor, Daniel Oliveira, enfatiza a qualidade do público que assistiu aos concertos, o qual caracteriza como “bastante dedicado, sensível e atento, de todas as idades”, sendo que muitos desses concertos “foram interativos, com o público a participar ativamente através do canto, numa aproximação ímpar entre músicos e público”. “Claramente Torres Vedras respondeu à edição deste ano do festival de uma forma muito positiva, não obstante ter sido também visível a presença de muito público oriundo de outras geografias, e que contribuiu igualmente em 2024 para o sucesso do festival”, afirma, ainda, Daniel Oliveira.

Já a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, refere que “o Festival de Música Antiga de Torres Vedras dá expressão à política do Município de democratização do acesso à Cultura e de valorização do património de proximidade, oferecendo momentos de encontro com o património cultural, nomeadamente com o património religioso do Concelho e o património musical universal”.

O VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras foi organizado pela Câmara Municipal, contou com o apoio das juntas de freguesia e das paróquias dos locais onde se realizou e as parcerias institucionais da Antena 2, da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, da Associação Ilú, da Associação Capela de Santa Helena, da Camerata Vocal de Torres Vedras - Associação Cultural, da Cultur´Canto - Associação Cultural e da Viva Património - Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras.

Última atualização: 24.07.2024 - 11:12 horas