“Óleo no Oleão é Menos Poluição”

02.12.2008

Os óleos alimentares usados (OAU) são, geralmente, lançados nos sistemas de drenagem de águas residuais ou colocados no lixo, provocando a poluição da água e do solo, bem como a obstrução dos filtros existentes nas ETAR´s, constituindo um obstáculo aos seu adequado funcionamento.

Calcula-se que, em Portugal, sejam produzidas cerca de 125.000 toneladas anuais de OAU e, em Torres Vedras, cerca de 1.432 toneladas.

Mas com pequenos gestos podemos fazer toda a diferença! Ao aderir ao projecto de recolha de OUA da Câmara Municipal de Torres Vedras contribuirá para reduzir a poluição, bem como promoverá a transformação do óleo em biodiesel, que será utilizado nas viaturas de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.

O biodisel é uma fonte renovável de energia que contribui para a diminuição das emissões de dióxido de Carbono (CO2) e, consequentemente, para a minimização das alterações climáticas.

Onde depositar o seu óleo alimentar usado?

Todas as freguesias do concelho e o Ecocentro (Expotorres) estão dotados de equipamentos de OAU. Quer saber onde os encontar?

A dos Cunhados » Campo da Feira
Campelos » Av. do Comércio
Carmões » Rua da Igreja
Carvoeira » Av. da Barroela
Dois Portos » Av. 25 Abril
Freiria » Largo da Igreja
Maceira » perto do Edifício da Junta da Freguesia
Matacães » Rua das Fontainhas
Maxial » Rua 1.º de Maio
Monte Redondo » Cruzamento da Rua Sebastião Telles da Silva com a Av. Dos Bombeiros Voluntários
Outeiro da Cabeça » E.N. 8, junto à paragem do autocarro
Ponte do Rol » Largo do Salão Paroquial
Ramalhal » Largo Francisco José Mouco
Runa » Junto à EB de Runa
S. Maria e S. Miguel » junto ao ecoponto do Sarge
S. Pedro da Cadeira » Rua do Salão
São Pedro e Santiago » junto ao ecoponto na Paul
Silveira » Av. Joaquim Agostinho
Turcifal » Rua das Maias
Ventosa » junto às instalações do IVV (Gafanhotos)

Ajude-nos a evitar a poluição e a produzir energia.
Seja um ECOcidadão e coloque o seu óleo no Oleão.
Publicado: 22.04.2013 - 18:19 horas