Orçamento Participativo passou pela freguesia da Freiria
09.12.2016
Decorreu na quarta-feira 07/12/2016, entre as 21h30 e as 23h30, a décima sessão de participação do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de 2016, que teve lugar na Associação de Melhoramentos dos Lugares de Concelhos e Poços.
Nesta sessão, relativa à freguesia da Freiria, foram apresentadas 5 propostas, em 2 mesas, tendo 4 sido apresentadas em plenário e 3 aprovadas (a 2.ª ex-aequo). Foram apurados 48 votos, tendo havido lugar à junção de algumas propostas em plenário pela sua semelhança.
As 3 propostas aprovadas serão sujeitas a avaliação técnica em janeiro próximo e, se passarem na mesma, integrarão a listagem de propostas que irão a votação final. Em março decorrerá a votação final e a inclusão no Orçamento da Câmara Municipal.
As 3 propostas mais votadas foram as seguintes:
1.ª Proposta
Substituição de telheiros de amianto da Escola EB 2,3 da Freiria
Proponente: Elisabete Assis
N.º de votos: 16
2.ª Proposta
Clube de Robótica
Proponente: Emanuel Silva
N.º de votos: 11
3.ª Proposta ex-aequo com a 2.ª
Construção de Parque Intergeracional da Associação de Melhoramentos dos Lugares de Concelhos e Poços
Proponente: Eduardo Costa
N.º de votos: 11
A Câmara Municipal realiza pela 2.ª vez o Orçamento Participativo (OP), iniciativa pela qual os munícipes propõem, discutem e elegem projetos que a autarquia concretizará. Ao OP 2016 é atribuído o montante de €250 000 para financiar projetos, de diversas áreas de intervenção, que os cidadãos elegerem como prioritários. Qualquer eleitor recenseado no território municipal pode e deve apresentar as suas propostas, em sessões de participação que acontecerão até 16 de dezembro, em todas as freguesias do concelho.