Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras expõe “Pinturas de Abril”

09.07.2024

pedro sobreiro

No dia 6 de julho realizou-se o lançamento do Catálogo da exposição “Pinturas de Abril”, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras.

Inaugurada a 25 de maio, a exposição de Pedro Sobreiro faz a evocação do 25 de Abril, integrando-se nas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Da seleção de obras fazem parte pinturas realizadas entre 1974 e 2024, expostas no que o autor entende ser “um ato cívico de gratidão e de compromisso, de celebração dessa data única”. Dirigindo-se ao público presente, Pedro Sobreiro acrescentou que o 25 de Abril não é só um evento, mas um referencial carregado de simbologia e de esperança.

Presente na apresentação, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, referiu que esta exposição, tal como outras que evocam acontecimentos históricos, não devem fazer somente o culto do passado, mas devem sim “trazer o passado ao presente e permitir a construção de questões novas, com um olhar renovado e perspetivante, instigando a reflexão”, o que se pretendeu precisamente também com as demais ações que fizeram parte das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

No mesmo dia foi inaugurada a exposição de ilustração de Marta Nunes, “25 dias para a Liberdade”, também na Paços – Galeria Municipal. O seu trabalho marca a iconografia relacionada com o tema, através de ilustrações que lembram as conquistas alcançadas com a Democracia, assim como a responsabilidade de cada um de nós no seu cuidado.

Ambas as exposições estarão patentes até dia 31 de agosto.

Formado em pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Pedro Sobreiro é um artista plástico reconhecido na Academia, tendo participado, logo nos primeiros anos de formação, nas principais exposições coletivas dos anos 70, nomeadamente as históricas mostras na Sociedade Nacional de Belas Artes.

Marta Nunes é formada em Arquitetura pela Universidade da Beira Interior. Desde 2010 participa em exposições coletivas e individuais, embora seja a partir de 2019 que assuma a ilustração como a sua principal atividade. Os seus trabalhos são marcados pelo interesse pela tradição e cultura portuguesas.

Publicado: 09.07.2024 - 10:00 horas