Pastel de feijão torriense foi mais uma vez promovido em festival
13.11.2012
Torres Vedras teve o segundo festival dedicado ao seu pastel de feijão.
De novo integrado nas Festas da Cidade e realizado no Pavilhão Multiusos, o festival do pastel de feijão de torriense foi visitado entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro por milhares de “gulosos” e curiosos.
No que concerne à sua componente de mostra e venda, 16 marcas de pastéis de feijão do concelho estiveram representadas: Paloma Blanca, Brasão, Cantinho Amarelo, A Brazileira de Torres, Sotopal, Havaneza, Império, Serra da Vila, Trigo Dourado, Pãozinho da Avenida, Doce do Oeste, Maria Adelaide R. Silva, Carmitas, O Segundo, Pastelaria Flor e Fábrica Coroa. Todos os dias houve de novo uma ou mais marcas que estiveram em destaque, tendo-se proporcionado a degustação dos respetivos produtos.
Para os interessados em culinária, que quiseram descobrir como a partir do feijão, do ovo, da amêndoa e do açúcar se fazem os deliciosos pastéis de feijão torrienses foram de novo proporcionados workshops levados a cabo por algumas das marcas participantes no festival.
Já no que se refere a concursos, “O Pastel de Feijão de Torres Vedras 2012”, que decorreu de uma prova cega de marcas de pastéis de feijão de Torres Vedras realizada com um júri especializado, teve como vencedor a Pastelaria Flor. Por essa razão os pastéis de feijão desta marca são utilizados durante 2013 nas ofertas institucionais da Câmara Municipal. Este anúncio foi feito no dia 3 de novembro, no Pavilhão Multiusos.
O concurso “A minha sobremesa tem pastel de feijão de Torres Vedras”, que se realizou no dia 10 de novembro e consistiu na elaboração de sobremesas a partir de pastéis de feijão de Torres Vedras, teve por seu lado, como vencedor, Ricardo Jorge Batista.
De referir que o 2.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras foi organizado pela Câmara Municipal, contou com os apoios da Associação Qualifica, Biotrab e produtores de pastéis de feijão de Torres Vedras e o patrocínio da Fagor.
Seja também “embaixador” do nosso pastel de feijão…