“Plantar Linhas” arranca na Escola Secundária Henriques Nogueira
13.06.2024
No dia 29 de maio foi inaugurado na Escola Secundária Henriques Nogueira o projeto “Plantar Linhas”, uma adaptação do projeto inicial apresentado à Assembleia Municipal Jovem de 2020/21, que consiste na dinamização de uma estufa para o desenvolvimento de investigação científica através do cultivo de vegetais em aeroponia. No “Plantar Linhas” a ciência e a inovação andam de mãos dadas através da realização de atividades que visam a sustentabilidade do planeta, aliado ao desenvolvimento de aprendizagens em contextos não formais, como a existência de laboratórios ao ar livre.
Pretende-se que o projeto, desenvolvido por alunos e professores, tenha continuidade como prática do “experimentar ciência”. Sob a coordenação das professoras Lucília Pereira e Ana Assunção, o objetivo agora é que seja alargado a todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira através do reforço de parcerias com as escolas da região e o Núcleo de Ciência da referida escola secundária.
O “Plantar Linhas” foi um projeto proposto pelos seguintes alunos: Adriana Cordeiro, Ana Vilela, Carolina Antunes, Dânia Casaleiro, Guilherme Carvalho, Miguel Fernandes, Rafaela Mateus e Rodrigo Freitas.
A aeroponia é uma técnica de cultivo sem o uso do solo. Consiste manter as plantas suspensas no ar, deixando as suas raízes livres de terra ou substratos.