Precauções a adotar durante vagas de calor
08.10.2023

Quando se verificam temperaturas invulgarmente elevadas para esta época do ano torna-se importante a adoção de precauções face a vagas de calor.
Uma vez que estas condições se verificam após o encerramento oficial da época balnear, não há a presença de nadadores-salvadores nas praias, o que implica especial atenção nas zonas costeiras.
Medidas de Autoproteção para vagas de calor:
-
Manter-se bem hidratado, bebendo água regularmente.
-
Evitar a exposição direta ao sol nas horas de maior calor.
-
Usar roupas leves e frescas.
-
Procurar locais frescos ou com ar condicionado para se abrigar.
-
Estar atento a sinais de desidratação ou golpe de calor, como tonturas, náuseas ou suores excessivos.
Recomendações da Unidade de Saúde Pública do ACES Oeste Sul para Lidar com o Calor Intenso:
-
Mantenha-se hidratado, mesmo quando não tem sede. Beba água regularmente e evite bebidas alcoólicas ou muito açucaradas.
-
Mantenha a casa fresca: evite a exposição direta ao sol, especialmente entre as 11h e as 17h, e mantenha as persianas ou portadas fechadas nos horários de maior calor. Permita a circulação de ar ao entardecer, quando a temperatura exterior for mais baixa do que a interior.
-
Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas e adote os cuidados necessários. Consulte o site www.dgs.pt e esteja atento aos meios de comunicação social. Em caso de necessidade, contacte o seu médico ou utilize a Saúde 24.
-
Conheça os sinais e sintomas de desidratação, golpe de calor e outras complicações. Em caso de emergência, ligue para o 112.
-
Preocupe-se com os outros e peça-lhes que se preocupem consigo, especialmente os doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
-
Evite estar em zonas de poluição elevada, pois as altas temperaturas e a poluição do ar muitas vezes estão associadas.
-
Sempre que trabalhar ou tiver alguma atividade no exterior, faça-o acompanhado, pois em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência.
-
Não deixe animais de estimação no carro estacionado, pois eles também podem desenvolver doenças relacionadas com o calor. Procure locais climatizados sempre que necessário.
Perigos Associados à Ausência de Vigilância nas Praias:
-
Condições do Mar: tenha em mente que, apesar de se sentirem temperaturas típicas de verão, o mar pode apresentar correntes fortes e outros perigos.
-
Crianças Sob Supervisão: é imperativo que as crianças estejam constantemente sob a supervisão de adultos.
-
Condições Meteorológicas: Antes de se dirigir à praia, informe-se sobre as condições meteorológicas. Evite nadar em águas agitadas.
-
Evitar Consumo de Álcool: Recomendamos que evitem o consumo de álcool ao nadar. O álcool pode prejudicar o discernimento e a coordenação.
-
Ter Telemóvel Funcional: Certifique-se de que têm um telemóvel carregado em caso de emergência.
Mantenha-se informado e atento
Para mais informações ligue para a Saúde 24: 808 24 24 24.
Em caso de emergência ligue para o 112.