Torres Vedras

Primeira visita de estudo transnacional do projeto “B.Right Spaces” realizou-se em Roma

19.12.2024

Imagem da equipa do

O Município participou na primeira visita de estudo transnacional relativa ao projeto “B.Right Spaces”, a qual decorreu entre os passados dias 10 e 12 de dezembro, em Roma.

De referir que as visitas de estudo organizadas no âmbito deste projeto centram-se na aprendizagem da forma como os espaços cívicos são percecionados e utilizados, tentando-se nas mesmas nomeadamente verificar se os espaços visitados são organizados de modo a apoiar as necessidades da comunidade, funcionam para promover a inclusão e a participação e contribuem para o envolvimento democrático local.

A primeira visita de estudo transnacional no âmbito do “B.Right Spaces” foi organizada por dois parceiros do projeto: a associação Parsec - Ricerca e Interventi Sociali e o Centro di servizio per il volontariato del Lazio.

A mesma teve início com uma deslocação ao Cinema Troisi, um equipamento gerido por uma fundação que ambiciona ser um espaço de formação para a democracia e um laboratório de relações sociais, e que pretende que o seu cinema seja um local seguro e envolvente para os jovens interagirem e crescerem. Desta visita decorreu a constatação do potencial dos espaços cívicos para inspirar e reforçar as comunidades locais.

Seguiu-se, ainda no dia 10 de dezembro, uma deslocação à Casa Internazionale delle Donne, uma entidade que tem como objetivo dar apoio às mulheres em situação de violência doméstica e fragilidade económica, e promove a reflexão sobre os direitos humanos e as condições culturais, sociais e económicas.

No dia seguinte a comitiva da primeira visita de estudo transnacional do “B.Right Spaces” foi recebida pela equipa do Pòleis - Polo Cívico Esquilino, um projeto que se constitui como um exemplo de como os bairros podem ser repensados para dar prioridade à participação ativa, à inclusão e à sustentabilidade. Efetivamente, o Pòleis é um projeto dinâmico que está a transformar o Esquilino, um bairro que personifica a coexistência de contrastes, onde a marginalização se encontra com a riqueza e a interculturalidade se mistura com os esforços de inclusão genuína. Pòleis é um espaço onde se cruzam diversas realidades, refletindo os desafios e as oportunidades da vida urbana num contexto multicultural.

No terceiro e último dia da atividade, a equipa do “B.Right Spaces” envolvida na mesma refletiu sobre as aprendizagens adquiridas nas visitas efetuadas, correlacionando essas aprendizagens com a temática do projeto e as realidades das diferentes regiões dos vários elementos da equipa.

A esse propósito refira-se que em representação do Município na atividade esteve a técnica da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Nicolle Santos.  

Recorde-se que o "B.Right Spaces" desenvolve-se em torno do conceito de "civic spaces" - espaços de diálogo social, de encontro entre diferentes atores, em prol de interesses coletivos e comuns. Com o projeto pretende-se identificar, analisar, e encontrar estratégias e medidas para que esses espaços sejam promovidos e salvaguardados, de forma a se promover interesses coletivos e a contribuir-se para a redução das desigualdades.

"B.Right Spaces" assenta num consórcio liderado pela REVES - Reseau Europeen des Villes et Regions de L'Economie Sociale, tendo como entidades parceiras o Município de Torres Vedras, a Universidade de Bruxelas (Bélgica), a associação Parsec - Ricerca e Interventi Sociali (Itália), o Municipio de Turim (Itália), o Departament d'empresa i coneixement (Espanha), a associação cultural EMERGE (Portugal), Xarxa d'Economia Solidària (Espanha), o Centro di servizio per il volontariato del Lazio (Itália) e a Fundacja inicjatyw spoleczno-ekonomicznych (Polónia).

Torres Vedras acolherá, de 18 a 20 de fevereiro, a próxima visita de estudo transnacional do "B.Right Spaces", a qual será organizada pelo Município e pela associação EMERGE, com o apoio da REVES.

Última atualização: 19.12.2024 - 15:14 horas
voltar ao topo ↑