Primeiras “Jornadas Gastronómicas” do concelho

22.07.2008

As distinções referentes às primeiras “Jornadas Gastronómicas” do concelho foram entregues no dia 17 de Julho, no Auditório Municipal.

Com esta iniciativa pretendeu-se preservar, valorizar e divulgar os produtos locais; promover a gastronomia como património cultural; estimular a criatividade e a diversidade na oferta gastronómica do município; e mobilizar o tecido empresarial do concelho para a necessária (re)qualificação da sua oferta turística.

No âmbito destas Jornadas 16 restaurantes situados no município submeteram-se à avaliação de um júri que apreciou os seguintes aspectos: a composição das ementas, o enquadramento/ambiência, as instalações/serviço e a degustação.

Os restaurantes “Os Severianos”, “Trás D’Orelha” e “O Lampião” obtiveram, respectivamente, os 1.º, 2.º e 3.º Prémios absolutos (referentes à vertente genérica de “Refeição”) nestas primeiras “Jornadas Gastronómicas” do concelho. Atribuíram-se ainda Menções Honrosas aos restaurantes “Vela D’Ouro” (que foi o mais votado pelo Público), “Basílio´s”, “O Barracão” e “Moinho do Paul” (igualmente relativas à vertente genérica de “Refeição”); os restaurantes “Saborear”, “O Camelo”, “Trocadero”, “Adega do Miguel”, “Praia Azul”, “Grill Praia”, “O Polvo” e “Chez Bernard” foram distinguidos em vertentes específicas destas Jornadas, tendo o restaurante “O Voluntário” também participado nas mesmas.

Com base nestas “Jornadas Gastronómicas” será editado um roteiro de restaurantes/guia gastronómico concelhio.

O evento foi uma organização conjunta da Câmara Municipal e da Associação Comercial e Industrial da Região Oeste (ACIRO) que contou com a parceria dos jornais “Badaladas” e “Em FrenteOeste”, da “Radioeste” e da “Rádio Europa”.
Publicado: 22.04.2013 - 18:18 horas