Primeiros contratos de financiamento entregues aos Agricultores do Oeste
24.02.2010
O Primeiro-ministro, José Sócrates e o ministro da Agricultura, António Serrano, visitaram hoje o Concelho de Torres Vedras e entregaram os primeiros apoios financeiros no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) aos agricultores afectados pela intempérie de 23 de Dezembro.
José Sócrates e todos os presentes iniciaram uma visita pelo parque de estufas da empresa Vítor Jorge Santos, durante a qual foram explicados processos produtivos e onde foi possível constatar, já, o trabalho que está a ser desenvolvido na reconstrução das estruturas. No caso particular desta empresa, cerca de 90 % do parque está já recuperado e julga-se que daqui por um mês termine esse esforço.
Pelas 12h20 teve início a sessão de entrega dos primeiros 50 contratos do PRODER aos agricultores do Oeste.
O ministro da Agricultura referiu que os objectivos de resolução rápida do problema foram cumpridos, graças ao enorme esforço de todos os envolvidos. "Uma tarefa ciclópica" que exigiu um trabalho conjunto, mas salientou que "este é um dia feliz para os Agricultores do Oeste".
Coube a José Sócrates encerrar a sessão de entrega dos contratos e no seu discurso o Primeiro-ministro elogiou a atitude das gentes do Oeste, referindo que "só é verdadeiramente grande aquele que é capaz de resistir ao infortúnio" e que foi dado um bom exemplo de como é preciso persistir perante as adversidades. José Sócrates manifestou-se agradado por verificar que muitas estruturas estão já recuperadas, elogiou o empenho inesgotável da equipa do Ministério da Agricultura e de António Serrano e terminou a sua intervenção destacando a importância do espírito de perseverança.