Princesa Maria Francisca Benedita

21.01.2022

Imagem da princesa Maria Francisca Benedita existente no Centro de Apoio Social de Runa do Instituto de Ação Social das Forças Armadas

Rua Princesa Maria Benedita. Um topónimo bastante familiar para os torrienses, já que designa uma importante artéria de Torres Vedras, situada na zona central da cidade (onde se localiza, por exemplo, a creche da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e onde confina o Edifício Multisserviços da Câmara Municipal). Mas quem foi a personalidade que dá nome a esta rua?

Maria Francisca Benedita Ana Isabel Josefa Antónia Lourença Inácia Teresa Gertrudes Rita Joana Rosa de Bragança foi a filha mais nova de D. José I e da sua esposa, Mariana Vitória, tendo nascido a 25 de julho de 1746 em Lisboa e falecido a 18 de agosto de 1829 também na capital portuguesa.

A sua ligação ao Concelho prende-se com o facto de ter sido a responsável pela construção do edifício do Hospital Real dos Inválidos Militares de Runa, espaço onde atualmente funciona o Centro de Apoio Social de Runa do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, o qual também se localiza numa rua cuja designação remete para aquela princesa da quarta e última dinastia reinante em Portugal.

No livro que elaborou dedicado a esta figura, Paulo Drumond Braga descreve-a como “simpática, amável, amena, calma, doce (…). Extremamente devota, muitíssimo culta, esteve sempre muito preocupada com o sofrimento alheio”, tendo, devido a essa característica da sua personalidade, canalizado “uma parte dos seus avultados rendimentos para a construção de um asilo para inválidos militares, algo que era inédito em Portugal”, o que aconteceu, de resto, numa época em que era mais comum que mulheres da sua condição financiassem a construção de igrejas ou conventos.

Segundo também refere Paulo Drumond Braga no seu trabalho sobre D.ª Maria Francisca Benedita, a quem apelida de “princesa na sombra”, a mesma acabou “por desposar, aos 30 anos, um sobrinho de 15, (…) chamado José, herdeiro do trono português [filho de D. Maria I]. Pensou então que viria um dia a reinar como consorte do marido, que muito amava e que muito influenciava também. Mas nada disso aconteceu, devido à morte prematura do marido”.

De referir que D.ª Maria Francisca Benedita é contemporânea de acontecimentos como o terramoto de 1755 e as invasões francesas a Portugal, tendo a primeira destas invasões feito com que tivesse vivido exilada no Brasil, juntamente com a Família Real, durante um período de treze anos, ela que tinha precisamente o título de “Princesa do Brasil”, o qual lhe fora atribuído por via do seu casamento.

O túmulo de D. Maria Francisca Benedita encontra-se na Igreja de S. Vicente de Fora (em Lisboa), no Panteão da Dinastia de Bragança.

Publicado: 21.01.2022 - 13:01 horas