Programa de Aceleração continua a impulsionar empreendedores e "startups" em Torres Vedras
05.12.2025
A segunda edição do Programa de Aceleração capacitou empreendedores e startups através de um percurso formativo estruturado para apoiar a criação, a consolidação e o desenvolvimento de negócios inovadores. Realizado em formato totalmente presencial e integrado no plano de atividades da medida Empreende XXI, o programa, que é dinamizado pelas incubadoras TORRES INOV-E e ECOCAMPUS, decorreu este ano entre os passados dias 2 de outubro e 21 de novembro.
Destinada a empreendedores em fase de ideação, startups emergentes e empresas já estabelecidas, a recente edição do Programa de Aceleração procurou dotar os participantes de novos conhecimentos, novas ferramentas e novas metodologias para enfrentar desafios e acelerar o crescimento dos seus projetos.
Teve início com o Bootcamp Start Day, que se realizou nos dias 2 e 3 de outubro, e no decorrer do qual os participantes trabalharam a estruturação e validação das suas ideias de negócio e analisaram a viabilidade económica dos seus projetos, recorrendo a ferramentas colaborativas de inovação, workshops práticos e sessões de mentoria especializada.
Ao longo do mês de outubro, entre os dias 9 e 30, realizaram-se os oito workshops temáticos do 2.º Programa de Aceleração das incubadoras TORRES INOV-E e ECOCAMPUS, os quais foram dedicados a competências essenciais ao desenvolvimento de projetos empresariais. Nessas sessões abordou-se a avaliação da viabilidade e exequibilidade de negócios, incluindo análise da rentabilidade e definição de traction roadmaps. Foram igualmente trabalhados temas como análise de mercado, definição do público-alvo, estudo da concorrência e validação das propostas de valor e das soluções apresentadas pelos empreendedores. Posteriormente focou-se a estruturação de modelos de negócio, unit economics e a elaboração de planos financeiros. Por fim, foram exploradas estratégias de marketing e metodologias de vendas, nomeadamente estratégias de Go-to-Market e a criação de sales pipelines eficazes.
Permitiu-se assim aos participantes aprofundar competências fundamentais e adquirir ferramentas práticas para estruturar, validar e preparar o lançamento dos seus projetos no mercado.
O percurso prosseguiu com o Bootcamp Demo Day, nos dias 6 e 7 de novembro. No primeiro dia do mesmo, os empreendedores participaram num workshop prático dedicado à construção de um pitch eficaz, o que foi seguido de uma sessão de treino. O segundo dia decorreu no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, onde cada empreendedor apresentou o seu projeto e respondeu às questões colocadas por um júri composto por Dulce Forte, Helena Reis, Nuno Ribeiro e Gualter Costa.
A etapa final da edição de 2025 do referido programa ocorreu a 20 e 21 de novembro, com o Bootcamp Follow-Up, que assentou num formato de speed mentoring, e no decorrer do qual vários mentores acompanharam individualmente os participantes, ajudando-os a ultrapassar dúvidas e desafios específicos.
Recorde-se que os programas de incubação TORRES INOV-E e ECOCAMPUS são projetos desenvolvidos na Agência Investir Torres Vedras (estrutura de apoio a empresários e investidores da responsabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras), em colaboração com a Associação Estufa.
Informações sobre futuras iniciativas destes programas podem ser consultadas nos respetivos sites.


