Programa "+ FUTURO"
28.05.2024
“+ FUTURO” é um programa criado em 2018 que faculta bolsas de estudo a jovens carenciados oriundos do Concelho para que seja possível a sua frequência em cursos técnicos superiores profissionais ou ciclos de estudos que atribuam o grau de licenciatura.
Implementado inicialmente por um consórcio composto por várias empresas locais e pelo Município, o “+ FUTURO” conhece desde o ano letivo 2022/2023 uma nova fase, em que o financiamento do mesmo é assegurado exclusivamente pelo Município.
De referir que nos quatro primeiros anos letivos em que foi levado a cabo, o programa foi responsável por 21 bolsas (concedidas na sequência da análise de 59 candidaturas apresentadas), tendo atribuído apoios financeiros que ascenderam a 37 mil euros.
Já na sua segunda fase, em 2022/2023, foram atribuídas, por meio do “+ FUTURO”, 13 bolsas (concedidas na sequência da análise de 32 candidaturas), as quais representaram um investimento municipal de 20 mil euros.
Para o ano letivo 2023/2024 o Município alocou uma verba de 30 mil euros ao programa, por meio do qual foram concedidas 22 bolsas (atribuídas na sequência da análise de 40 candidaturas). Essas bolsas foram atribuídas a: Cristina Batista, Mariana Alves, Rita Ferreira, Bárbara Custódio, Margarida Eira, Afonso Henriques, Alice Umbelino, Vítor Dias, Iris Maria Mendes, Leandro José Mendes, Mariana Filipa Inácio, Lara Junceira, Inês Jordão, Ricardo Neves, Liliana Santos, Joana Miranda, Inês Alves, Francisco Melícias, Daniel Tomás Pereira, Joana Sofia Francisco, Joana Sofia Machado e Matilde Rocha. Refira-se, a este propósito, que no passado dia 3 de maio, numa sessão realizada no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, foram simbolicamente entregues as bolsas do “+FUTURO” relativas ao corrente ano letivo.
Contribuir para a “melhoria da qualificação técnica de jovens do nosso concelho e para a consequente promoção económica, social e cultural do mesmo” são objetivos do “+ FUTURO”, que estipula, de resto, como critério para a atribuição das respetivas bolsas a candidatura a cursos relativos a áreas de estudo identificadas como relevantes para o Concelho, que são as seguintes: Ciências; Saúde; Tecnologias; Agricultura e Recursos Naturais; Arquitetura, Artes Plásticas e Design; Direito, Ciências Sociais e Serviços; Economia, Gestão e Contabilidade; Humanidades, Secretariado e Tradução; Desporto; e Artes do Espetáculo.
Para a atribuição de bolsa no âmbito do “+ FUTURO” é também obrigatório que o candidato: resida no Concelho há pelo menos 5 anos; tenha concluído o 12.º ano de escolaridade com média escolar igual ou superior a 14 valores; tenha idade igual ou inferior a 23 anos; se tenha candidatado a estabelecimentos de ensino público; e integre um agregado familiar cujo rendimento mensal per capita não seja superior a 75% da Remuneração Mínima Mensal Garantida. O cumprimento destes requisitos tem de ser atestado, o que implica a entrega de documentos comprovativos.
O júri do programa é formado por três elementos, indicados anualmente pela Câmara Municipal, o qual é responsável pela avaliação das características e dos requisitos dos candidatos apurados, que é efetuada nomeadamente através da realização de uma entrevista a cada um dos mesmos.
O valor das bolsas a atribuir obedece a três escalões (que correspondem aos rendimentos do agregado familiar do estudante): Escalão A – 2.500 euros/ano; Escalão B – 2.000 euros/ano; e Escalão C – 1.000 euros/ano.
De referir ainda que a renovação da bolsa, que poderá ser concedida a cada candidato durante três anos, depende da avaliação que o mesmo for obtendo.
Mais informações sobre o programa “+ FUTURO” podem ser obtidas na respetiva página do site da Câmara Municipal e/ou pelo n.º de telefone: 261 320 761.