Programa "MAIS Floresta: Reforço de Capacidade de Atuação” apoia Setor Florestal
26.01.2026
As candidaturas ao programa "MAIS Floresta: Reforço de Capacidade de Atuação", que tem como objetivo reforçar a gestão florestal e a prevenção de incêndios rurais em Portugal continental, decorrem entre 2 de fevereiro e as 18h00 de 15 de março de 2026. Trata-se de uma medida do Ministério da Agricultura e Mar, operacionalizada através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), sendo financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
A este apoio podem candidatar-se micro, pequenas e médias empresas com atividade nos domínios da Silvicultura e da Exploração Florestal e ainda serviços de apoio ao Setor Florestal.
O apoio de até 60% do investimento assume a forma de subvenção não reembolsável, até ao montante máximo de 150.000 euros por candidatura aprovada, destinada à aquisição de equipamentos e máquinas essenciais à gestão de combustível, tais como: alfaias, tratores florestais, máquinas telecomandadas (robot destroçador) e máquinas para trituração de ramos e galhos (estilhaçadores).
As candidaturas devem ser submetidas através do portal do ICNF, disponível em: https://fau.icnf.pt.
Mais informações sobre o “Programa MAIS Floresta: Reforço de Capacidade de Atuação" podem ser obtidas no site do ICNF e em www.portugal.gov.pt.


