Projeto dedicado ao mercado da biomassa em Portugal está a ser desenvolvido
16.04.2014
O auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras acolheu no dia 11 de abril um Seminário de Stakeholders do Projeto BioAtlas.
De referir que este projeto, que conta com o apoio institucional do Município, tem como objetivo desenvolver uma plataforma digital dedicada ao mercado da biomassa em Portugal.
Pretende-se com o BioAtlas criar um sistema de informação geográfica digital, “user friendly”, que ilustre o potencial de mercado dos produtos bioenergéticos “made in Portugal”.
O projeto BioAtlas disponibilizará informação georreferenciada sobre a disponibilidade biomássica florestal e agrícola, centrais de processamento que integram as cadeias de produção dos vários produtos bioenergéticos nacionais, para além de estimativas dos volumes de produção potencial e custos operacionais respetivos.
Este projeto, aprovado no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas (relativo ao Quadro de Referência Estratégico Nacional), permitirá aliar de forma inovadora a investigação científica realizada nas universidades portuguesas, os dados e sistemas de informação geográfica nacionais e a indústria portuguesa de Bioenergia.
A referida ferramenta terá como principal público-alvo as PME’s nacionais, que serão convidadas a participar no seu processo de desenvolvimento. Esta estratégia participativa permitirá, por um lado, garantir a pertinência, relevância e viabilidade da sua utilização, e por outro lado, promover uma dinâmica de cooperação entre a comunidade científica e as empresas e entre o próprio tecido empresarial.
O BioAtlas detém, por isso, as caraterísticas necessárias para se tornar num instrumento coletivo ao serviço da competitividade das empresas nacionais, quer ao nível interno, quer ao nível externo.
Para além da INTELI, o Projeto BioAtlas conta com a participação da Universidade de Aveiro, da Agência Regional de Energia e Ambiente-AREANATEJO e do Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia – ENERGYIN. Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas pelo e-mail: info@bioatlas.pt.