Projeto fruto da Assembleia Municipal Jovem na Mostra Nacional de Ciência
02.07.2024
O projeto “Gestão de Resíduos, um problema ou soluções à vista?”, desenvolvido por três alunas do 12º ano do Externato de Penafirme no âmbito da Assembleia Municipal Jovem, esteve presente na Mostra Nacional de Ciência na Alfândega do Porto, de 23 a 25 de maio. O evento, organizado pela Fundação da Juventude, reuniu cerca de 100 projetos de todo o país, de todas as áreas científicas e tecnológicas, selecionados através de um concurso no qual participaram as alunas torrienses.
Carolina Gomes, Inês Esteves e Iara Marques apresentaram no evento o seu trabalho, que envolveu o estudo do método de compostagem mais favorável para as situações do quotidiano e nas escolas, através da testagem de três métodos diferentes: compostagem termofílica, a compostagem Bokashi e a vermicompostagem.
O projeto envolveu também, não só trabalho experimental, mas também a aplicação de um questionário sobre o que os alunos e as suas famílias fazem aos seus resíduos e uma campanha de sensibilização sobre o tema e divulgação da gestão de resíduos que é feita no Concelho, nomeadamente o "Torres Vedras + Bio". No total, foram abrangidos por este projeto cerca de 200 alunos do 3º ciclo e ensino secundário.
Além das conclusões científicas, a realização do projeto permitiu o fomento da discussão em torno da gestão de resíduos, da promoção da economia circular e sustentabilidade e dotou a escola de condições e materiais que permitirão a continuidade do estudo deste tema.