Projeto “ISA Património” integra a publicação “Cuidadores do Território” como boa prática
22.10.2024
O projeto “Idosos Saudáveis e Ativos - Património”, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, é referido como boa prática na publicação Cuidadores do Território – Parcerias entre Estado e Comunidade para a cogestão de bens públicos. O livro, da Rede de Autarquias Participativas e da Oficina, foi lançado no âmbito da 23.ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa, que decorreu em Valongo, nos dias 17, 18 e 19 de outubro.
A publicação resulta de um trabalho de investigação que teve como primeiro desafio mapear iniciativas de colaboração entre autarquias e cidadãos para a gestão conjunta de bens públicos. O trabalho levado a cabo permitiu identificar doze iniciativas no âmbito das quais cidadãos, mas também grupos, movimentos, escolas, associações e empresas colaboram com as suas autarquias na administração de bens coletivos.
A vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, esteve presente na referida conferência, onde apresentou o projeto “ISA Património”. Implementado no Concelho desde 2005, este projeto consiste na abertura ao público de monumentos religiosos, que se encontravam normalmente encerrados, por pessoas reformadas, com idade a partir de 55 anos, a residir no Concelho e devidamente formadas para o efeito. O “ISA Património” abrange, neste momento, 11 locais de interesse histórico-cultural disseminados pelo território.
Fotografia: OIDP Valongo