Torres Vedras

Projeto “Moving and Learning Outside” chega ao fim

01.10.2020

Fotografia em que se vê um grupo de crianças vestidas com bibe azul, sentadas ao lado umas das outras na relva, formando um círculo.

O projeto “Moving and Learning Outside” encontra-se a chegar ao fim. O projeto coordenado pelo Município de Torres Vedras decorreu ao longo de 30 meses, reunindo entidades de Portugal, Croácia, Estónia, Grécia e Noruega em torno do combate ao sedentarismo e à inatividade física das crianças, que resultam da falta de tempo e de espaço para brincarem em espaços exteriores.

O trabalho desenvolvido pelos vários parceiros deu origem a ferramentas pedagógicas que têm no horizonte a implementação da metodologia do projeto nos jardins de infância, passando a integrar os objetivos e a intencionalidade educativa dos estabelecimentos de educação pré-escolar.

O documento com Recomendações e Diretrizes para as Atividades ao Ar Livre na Educação Pré-Escolar pode ser consultado em inglês e em todas as línguas dos países paceiros, enquanto o Relatório Final dos Resultados pode ser consultado em inglês. Os documentos estão disponíveis na página do projeto.

A partilha de experiências entre organizações de diferentes países, os estudos levados a cabo pelas universidades e as experiências aplicadas ao longo deste projeto levaram a alterações nas práticas pedagógicas dos jardins de infância envolvidos, valorizando o exterior como espaço privilegiado de brincadeira e de aprendizagem para a vida.

O “Moving and Learning Outside” teve início a 15 de outubro de 2017 com o objetivo de promover a prática da educação ao ar livre através de uma abordagem de jogo e atividade física em idade pré-escolar, produzindo benefícios em diversos níveis essenciais para o desenvolvimento integral da criança.

O projeto, que decorreu no âmbito do programa Erasmus+, contou com a parceria do Agrupamento de Escolas Madeira Torres - Jardim de Infância Conquinha I e da Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana (Portugal), do Jardim de Infância Matije Gupca (Croácia), do Jardim de Infância Naba (Estónia), da ONG “Playing” (Grécia) e da Escola Superior de Educação Infantil Queen Maud (Noruega).

Última atualização: 14.03.2024 - 15:38 horas
voltar ao topo ↑