Projeto municipal para a transição energética obteve apoio financeiro

27.06.2022

Logótipo da EUCF

O projeto “Torres Vedras Going Climate Neutral”, submetido pelo Município de Torres Vedras, foi aprovado pelo EUCF - European City Facility, no dia 24 de junho.

Este projeto é composto por três ações estruturantes:

• Criação de Comunidades de Energia Renováveis (CER) no Concelho, com vista à redução do consumo de energia e das emissões de gases com efeito de estufa, de forma a melhorar as condições de vida dos seus habitantes e o desenvolvimento de políticas de descarbonização.
  • Otimizar a gestão energética dos edifícios municipais através da monitorização do consumo e produção de energias renováveis nos edifícios e arredores, adotando sistemas do tipo “Building Management System”.
  • Desenvolver um modelo de transporte público ecológico para territórios de baixa densidade ajustado às necessidades reais, baseado em percursos flexíveis realizados por veículos ligeiros elétricos, apoiados por postos de carregamento elétrico partilhados com as CER, e complementado por percursos estruturantes fixos com autocarros movidos a hidrogénio.

O apoio para a concretização deste projeto é de 60.000 €, concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável, visando suportar estudos de viabilidade económico-financeira, técnicos e jurídicos, necessários à implementação do conceito de investimento.

A iniciativa EUCF visa conceder apoio financeiro às autoridades locais para a conceção e desenvolvimento de conceitos de investimento relevantes que constituam a base para o acesso a diferentes fontes de financiamento nas áreas da eficiência energética e das energias renováveis, com o objetivo final de facilitar a mobilização de investimentos locais e encontrar soluções para pôr em prática projetos que visem a transição energética.

Publicado: 27.06.2022 - 18:15 horas