Propostas “Supra Freguesia” do Orçamento Participativo deste ano foram apresentadas

21.06.2024

Imagem do momento de apresentação de propostas em mesas

A apresentação das propostas de tipologia “Supra Freguesia”, no âmbito da 8.ª edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras, aconteceu numa sessão realizada na noite de ontem, dia 20 de junho, no Centro de Artes e Criatividade.

Presente nessa sessão esteve a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que congratulou-se pela considerável participação que se verificava na mesma, à semelhança do que aconteceu de uma forma geral nas sessões deste ano do Orçamento Participativo de Torres Vedras para apresentação de propostas relativas à tipologia “Projeto para a Freguesia”. Na sua intervenção Laura Rodrigues relembrou ainda alguns projetos de tipologia “Supra Freguesia” vencedores de edições anteriores da referida iniciativa municipal, os quais tiveram um impacto bastante positivo na comunidade.

Na sessão da presente edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras para apresentação de propostas de tipologia “Supra Freguesia” participaram 42 munícipes que se distribuíram por seis mesas, nas quais foram apresentadas 29 propostas, que deram origem às oito levadas a plenário, as quais foram sujeitas a votação. Nesse momento as três que recolheram maior número de votos e passam à fase de análise técnica foram as seguintes:

• Título: Aquisição de capacetes para os Bombeiros

Proponente: Rui Barão

Votos: 32

• Título: Obras de melhorias da APA

Proponente: Ana Figueiredo

Votos: 28

• Título: O cinema vai para todo o município

Proponente: Hugo Lucas

Votos: 16

De referir que pela primeira vez as propostas de tipologia “Supra Freguesia” do Orçamento Participativo de Torres Vedras (a qual foi criada em 2019) foram apresentadas numa sessão presencial, já que anteriormente eram apresentadas por via online. Tendo em conta o número de participações na sessão, o número máximo de propostas que poderiam passar à fase de análise técnica era de três.

Refira-se também que para uma proposta ser considerada elegível no Orçamento Participativo de Torres Vedras no âmbito da tipologia “Supra Freguesia” tem de cumprir um conjunto de critérios, como o de visar um território de pelo menos duas freguesias e o de possuir um gestor/a que deverá ser uma entidade da economia social com atividade para a comunidade claramente comprovada há mais de dois anos.

A fase de votação de projetos no âmbito da edição deste ano do Orçamento Participativo de Torres Vedras decorrerá durante o mês de outubro. Os resultados da votação serão conhecidos no dia 5 de novembro.

Recorde-se que o Orçamento Participativo de Torres Vedras é um instrumento de democracia participativa promovido pela Câmara Municipal, por meio do qual os munícipes têm oportunidade de propor, discutir e eleger projetos a serem concretizados por esta autarquia.

Mais informações sobre o Orçamento Participativo de Torres Vedras podem ser obtidas no respetivo site.

Última atualização: 24.06.2024 - 11:19 horas