PSP alerta para perigo do uso de telemóvel na condução
26.02.2018
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Torres Vedras promoveu uma ação de sensibilização que visava alertar para o perigo do uso de telemóvel durante a condução.
A iniciativa, que decorreu na sexta-feira, pretendia sensibilizar para uma condução em segurança, uma vez que o aumento do número de acidentes com vítimas, que se regista desde 2012, tem como responsável o uso do telemóvel e de outros dispositivos.
Os tempos de reação do condutor passam para 30% ao utilizar telemóvel, sendo que nos jovens esse tempo é o mesmo de uma pessoa com 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.
Além do aumento do stress e da tendência para não parar nas passagens de peões, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária sublinha o consequente descuido nas regras de cedência de passagem, a perda da noção da distância de segurança, o abandono dos sinais de mudança de direção, a má avaliação da velocidade e a redução do campo de visão.
Sublinhe-se que a probabilidade de ter um acidente é seis vezes maior durante os primeiros cinco minutos de conversação, enquanto o risco de causar um acidente aumenta em 800% ao enviar mensagens escritas.
Em 2015, as forças de segurança detetaram 54.027 infrações devido ao uso de telemóvel durante a condução.