Torres Vedras

Qualidade de vida em destaque no estudo da marca Torres Vedras

29.07.2022

Fotografia da apresentação da primeira fase do estudo, no Auditório do Edifício Paços do Concelho.

As conclusões da primeira fase do estudo para definição da estratégia de posicionamento da marca Torres Vedras foram apresentadas na passada segunda-feira, 25 de julho, no Edifício dos Paços do Concelho. Qualidade de vida, pessoas, localização, praia e tranquilidade são perceções confirmadas pelos questionários respondidos por 600 cidadãos de 7 regiões do país. A primeira fase do estudo desenvolvido pela Bloom Consulting Portugal também englobou 42 entrevistas a atores locais e 30 visitas e entrevistas informais em empresas do Concelho.

Quando questionados sobre o que Torres Vedras tem de melhor, os agentes locais deram destaque ao vinho, à qualidade de vida e à agricultura (todos no topo da lista, com 12,73%), seguindo-se as pessoas e a localização (ambos com 10,91%).

Outra das conclusões aponta para um desfasamento entre a realidade e aquilo que os agentes locais pensam que são as perceções sobre Torres Vedras. Internamente, a maioria dos entrevistados (80%) considera que as perceções externas são positivas. No entanto, os questionários realizados revelam que apenas 50% dos inquiridos têm uma perceção positiva de Torres Vedras, o que poderá resultar do desconhecimento sobre o território no seu exterior.

A existência de 49% de perceções exteriores neutras e apenas 1% de perceção negativa cria um cenário favorável ao desenvolvimento da marca Torres Vedras. Verifica-se ainda, uma procura cada vez maior sobre o Concelho ao longo dos últimos anos, o que indica uma marca cada vez mais atrativa.

Note-se que os agentes locais foram unânimes a concordar com a criação de uma estratégia de marca. Esta primeira fase do estudo consistiu em entrevistas, visitas, questionários e ações de rua, tendo envolvido 817 entrevistados, 75 horas de contacto direto com atores locais e 14.000 respostas únicas. A estas ações de contacto, juntaram-se os processos de análise de pesquisas online e análise documental.

O objetivo passa por criar uma marca que corresponda à identidade do território e da população, assumindo aquilo que os torna únicos. O posicionamento de uma marca-lugar poderá ser parte de uma estratégia de captação de residentes e de investimento, assim como um instrumento para o desenvolvimento de um sentimento de pertença na comunidade.

Última atualização: 29.07.2022 - 18:41 horas
voltar ao topo ↑