Quinta das Marvãs foi palco de ação de fogo controlado

27.06.2016

Decorreu nos dias 20 e 21 de junho, das 21h à 1h30, e no dia 22, das 10h às 13h, na Quinta das Marvãs, perto de Torres Vedras, uma ação de fogo controlado/queimada, com o objetivo de reduzir o risco de incêndio na respetiva área por meio da criação de mosaicos de gestão de combustível.

Nesta ação procedeu-se à queima de 12ha e estiveram envolvidos na mesma o técnico de Fogo Controlado Paulo Pinheiro e o queimador João Ribeiro (ambos da APAS Floresta), a equipa de sapadores florestais da Câmara Municipal, os bombeiros voluntários de Torres Vedras, a Guarda Nacional Republicana (Núcleo de Proteção Ambiental e Grupo de Intervenção para Proteção e Socorro) e o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal.

Recorde-se que o fogo controlado é uma ferramenta de gestão de espaços florestais que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos de acordo com objetivos específicos e quantificáveis, sob responsabilidade de um técnico credenciado.

De referir que o fogo controlado é uma prática segura, acompanhada por uma equipa que inclui um técnico credenciado para executá-lo, uma equipa de sapadores florestais e bombeiros. Tem como objetivo reduzir o risco de incêndio, proteger áreas florestais, aglomerados urbanos e outras infraestruturas.

Última atualização: 30.10.2019 - 17:38 horas