"Festas da Cidade" acolheram festival dedicado ao vinho torriense
13.11.2012
O vinho, néctar em relação ao qual Torres Vedras se destaca em termos nacionais ao nível da sua quantidade de produção (e cada vez mais também no que toca à sua qualidade…), foi o tema de um festival recentemente realizado, ineditamente, no âmbito das Festas da Cidade.
Assim, de 27 de outubro a 10 de novembro, foi possível, no Pavilhão Multiusos, visitar uma área de mostra e venda de vinhos torrienses, tendo havido uma ou mais marcas/produtores em destaque diariamente. 16 produtores locais estiveram representados nessa área onde houve a possibilidade de se provar gratuitamente os vinhos expostos.
A prova cega de vinhos das Festas da Cidade, uma iniciativa que já se realizava, foi integrada neste 1.º Festival do Vinho de Torres Vedras, tendo sido mais uma vez coordenada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária de Dois Portos e apresentado como novidade duas variantes: uma relativa a vinho branco e outra a vinho tinto.
Na prova cega de vinhos brancos participaram 9 rótulos, tendo o vencedor sido o vinho regional de Lisboa Pynga Selection 2010 (produzido pela empresa Vale da Capucha). Já na prova cega de vinhos tintos, que foi ganha pelo vinho regional de Lisboa Fonte das Moças 2009 (do produtor João Melícias), concorreram 13 vinhos. Como prémio, esta marca é utilizada durante 2013 nas ofertas institucionais da Câmara Municipal. O anúncio destes vencedores aconteceu no dia 3 de novembro, no Pavilhão Multiusos.
O 1.º Festival do Vinho de Torres Vedras foi organizado pela Câmara Municipal com o apoio dos produtores privados e das adegas cooperativas do concelho, bem como da Associação de Agricultores de Torres Vedras.
Escolha vinhos de Torres Vedras. Uma boa opção…