"Invasões" foram o mote do Carnaval de Torres’010
18.02.2010
Associando-se às comemorações do bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovidas pelo município, o Carnaval de Torres’010 teve como tema as Invasões.
O evento iniciou-se com a inauguração do seu monumento (23/1), a que se seguiu a chegada e a entronização do seu Rei e Rainha - este ano denominados, respectivamente, D. Nãpõeamão Naboaparte e Dona Intempérie Estragatudo – (12/2), o Corso nocturno de Sábado (13/2), o Corso diurno de Domingo (14/2), o Baile de Máscaras Tradição (15/2), o Corso Trapalhão (15/2), o Corso diurno de 3.ª Feira (16/2) e o Enterro do Entrudo (17/2).
De realçar como novidade na edição deste ano do Carnaval de Torres, a criação de um terceiro núcleo de animação musical (que foi proporcionada entre 12 e 15/2), no Largo de S. Pedro. Esta iniciativa foi uma das medidas na área da segurança implementadas no evento, à semelhança da obrigatoriedade da utilização de copos de plástico em bares e cafés de Torres Vedras, bem como na discoteca Túnel, e do funcionamento de um posto de primeiros socorros na Rua Santos Bernardes.
Em relação ao concurso de grupos de mascarados realizado na noite de Sábado, em que participaram 3515 figurantes de 83 grupos, o prémio do público foi atribuído a: Mói Juízos – Invasões dos Moinhos Eólicos do Oeste; o prémio da Confraria do Carnaval de Torres coube a: Invasores, Aliados e outros Lixados; e o prémio dos grupos foi entregue a: Os Profilampos Mágicos.
Já no Baile de Máscaras Tradição, que contou com a presença de cerca de 1300 “seniores” dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço, a vitória no respectivo concurso de grupos de mascarados foi atribuída à representação do Centro Social e Paroquial da Moita dos Ferreiros (com trajados a Soldados da Palavra).
Mais informação sobre o Carnaval de Torres’010 pode ser consultada em: www.carnavaldetorres.com.