"Sr. Vinho" em exposição no Museu Berardo
12.03.2010
Foi no dia 1 de Março inaugurada a exposição Sem Rede da autoria de Joana Vasconcelos, patente no Museu Berardo, no CCB em Lisboa.
Da exposição fazem parte 37 peças criadas nos últimos 15 anos pela artista plástica, sendo a novidade um garrafão com cerca de 5 metros de altura, em ferro forjado, que foi adquirido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, estando o mesmo patente no Jardim das Oliveiras, no CCB.
Recentemente, a artista plástica viu leiloados, por mais de 500 mil euros, na Christie's em Londres, dois sapatos gigantescos por sí criados, a partir dos conhecidos tachos portugueses, representado a conjugação do glamour e da vida doméstica feminina.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, o garrafão Sr. Vinho é adquirido com o objectivo de dotar o espaço público torriense de uma obra de arte que o valorize, espelhando esta peça o facto de Torres Vedras ser um dos maiores produtores de vinho do país, fazendo também alusão às tradicionais varandas em ferro forjado.
O valor de ateliê da obra é de 300.000 euros, não sendo no entanto este o valor a pagar pela autarquia. Para além do desconto considerável que a artista efectuou, está o presidente da Câmara Municipal a negociar o seu patrocínio com a Fundação EDP, sendo já certo que o Banco Santader Totta irá patrocinar a obra.
O Sr. Vinho pode então ser visto até dia 18 de Maio, data a partir da qual será transportado e instalado na Praça existente no novo Mercado Municipal de Torres Vedras.