Reabertura da maioria dos estabelecimentos de ensino
28.01.2026
Considerando a ativação do Plano Municipal de Emergência em função das circunstâncias atmosféricas extremas que se abateram sobre o concelho e uma vez que houve um desagravamento das condições meteorológicas, entende-se estarem reunidas as condições para a normalização da atividade escolar a partir de amanhã, dia 29 de janeiro de 2026.
Ao longo do dia, foi possível normalizar as atividades económicas, sociais e a circulação dos munícipes ainda que existam significativos constrangimentos.
Continuam por resolver os casos das Escolas Básicas de Ventosa e São Pedro da Cadeira e o JI de Cambelas que não terão previsivelmente as condições de normalidade necessárias e, nesse sentido, permanecerão encerradas.
Quanto à generalidade dos estabelecimentos de ensino, salvo indicações contrárias e fundamentadas por parte dos respetivos agrupamentos, as atividades letivas deverão retomar com normalidade.
A normalização referida abrange também atividades desportivas e a reabertura dos equipamentos culturais.
Esta decisão só é possível por se ter verificado a colaboração de toda a comunidade educativa pelo que se sublinha a importância de manter as indicações de segurança e recomendações da Proteção Civil.


