Realizadores e produtores estrangeiros visitam Torres Vedras no âmbito do Doclisboa
30.10.2024
Torres Vedras recebeu a visita de vários profissionais do setor do cinema que participaram no programa Jumpgate, no âmbito do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, que decorreu em Lisboa, de 17 a 27 de outubro. Esta visita aconteceu no passado dia 24 de outubro e foi organizada pela Portugal Film Commission com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Em causa estão produtores e realizadores de Espanha, França e México, que tiveram a oportunidade de visitar Santa Cruz, onde ficaram a conhecer a influência daquela localidade costeira nas obras de poetas como João de Barros, Kazuo Dan e Antero de Quental.
Já nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Torres Vedras, foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Portugal Film Commission, bem como o Pic Portugal e os seus incentivos financeiros.
O programa Jumpgate tem como objetivo promover a troca de experiências entre produtores europeus com áreas e níveis de experiência diferentes no âmbito da produção de cinema, decorrendo anualmente no âmbito do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema. A cimeira tem o apoio do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros de França e do Instituto Francês.
A Portugal Film Commission é o órgão responsável por prosseguir as atribuições do Instituto do Cinema e do Audiovisual, em matéria de promoção da captação de filmagens e produções audiovisuais internacionais para Portugal, de simplificação e agilização dos procedimentos para esse efeito e de acompanhamento e colaboração na gestão dos respetivos instrumentos e incentivos financeiros, em articulação com o Turismo de Portugal.
Fotografia: Portugal Film Commission