Rede Civitas reuniu-se em Vitória
12.10.2012
O Município participou no Fórum CIVITAS, que se realizou de 24 a 26 de setembro, em Vitória, na Espanha (Green City Europeia, em 2012), o qual contou com a presença de vários especialistas internacionais na área da mobilidade sustentável.
De referir que a iniciativa CIVITAS ajuda as cidades a testar e desenvolver um conjunto integrado de medidas de mobilidade urbana sustentável.
As Cidades CIVITAS têm assim uma abordagem de planeamento integrado que leva em linha de conta todos os modos e formas de transporte urbanos.
Essas cidades pretendem demonstrar que é possível oferecer uma elevada qualidade do espaço urbano e proteger o meio ambiente por meio da mobilidade sustentável.
E é precisamente uma abordagem integradora baseada na inovação, colaboração, pesquisa e orientação para resultados que define a iniciativa CIVITAS.
Daí também o lema CIVITAS: "Aprendendo uns com os outros - apoiando um ao outro". O mesmo explica as soluções de mobilidade CIVITAS implementadas nas respetivas cidades, a experiência com elas e os resultados alcançados.
Dentro da iniciativa CIVITAS há oito categorias temáticas de medidas que têm sido identificadas como áreas básicas de construção de uma estratégia integrada para a mobilidade sustentável.
Essas áreas são colocadas num quadro de planeamento, de forma a garantir o envolvimento político e a estabelecer parcerias. Cada cidade escolhe um conjunto de soluções de mobilidade a partir dessas áreas de construção de acordo com as suas prioridades locais.
Essas áreas são: Combustíveis e veículos limpos; Transporte coletivo de passageiros; Estratégias de gestão; Gestão da mobilidade; Segurança e proteção; Carro-independente do estilo de vida; Logística de transportes urbanos; e Telegestão dos transportes.
De realçar que iniciativas locais de mobilidade sustentável não vão apenas melhorar a qualidade de vida dos residentes, mas têm também claramente uma dimensão global.
Nesse sentido refira-se que o setor dos transportes é atualmente responsável por um quarto das emissões de CO₂ na União Europeia, sendo que 40 por cento dessa fatia provem do transporte urbano. Com o aumento da procura de mobilidade, soluções locais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa bem como a dependência de combustíveis fósseis são fundamentais para enfrentar a mudança climática global.
Na União Europeia quase todas as pessoas que vivem em cidades estão expostas a níveis de poluição do ar que se quer diminuir em função dos modelos de mobilidade sustentável, que cada território deve desenvolver.
O Fórum CIVITAS e a reunião de trabalho da Network Espanha&Portugal, realizados em Vitória, contribuíram para o percorrer desse caminho, nomeadamente na promoção das "Smart Cities".
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico