Requalificação da Praça Machado dos Santos

01.06.2023

O projeto de requalificação da Praça Machado dos Santos resulta de um processo que contou com a participação e o envolvimento da população, contemplando vários contributos recolhidos na sessão participativa que decorreu em janeiro de 2019.

O desenho da Praça terá como ponto central um círculo sobre o poço, que foi posto a descoberto em junho de 1996, quando foram realizadas escavações arqueológicas. A partir deste círculo, são criados eixos e linhas relacionados com os edifícios e as ruas que convergem para a Praça - a Travessa José Eduardo César, a Travessa de Santiago e a Rua do Aleixo.

A partir do início destas duas travessas, serão criadas faixas de pavimento em pedra calcária que irão ligar à zona poente da Praça, onde se encontram com uma área pavimentada com o mesmo tipo de pedra. Trata-se de um percurso suave, acessível e confortável para cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e outros meios.

Com esta intervenção, a Praça Machado dos Santos passará a contar com cinco novas árvores, divididas entre as duas zonas de estadia localizadas nos extremos a nascente e poente. No lado nascente será criada uma pequena plataforma e zona de estadia em pedra calcária, que poderá acolher mobiliário urbano. Com essa plataforma, passa a existir um percurso acessível para entrada no espaço comercial localizado neste lado da Praça. Aqui serão plantadas duas árvores de porte médio em caldeira.

O lado poente contará com outra zona de estadia, constituída por um canteiro envolvido por um banco de pedra. Nesta zona também serão plantadas árvores e outros elementos verdes que ajudam a dar sombra e a melhorar o conforto bioclimático.

A intervenção mantém a área central da Praça livre de qualquer obstáculo, o que permitirá uma utilização flexível, como a realização de eventos e atividades lúdicas.

O pavimento da Praça Machado dos Santos será requalificado e as infraestruturas, como a iluminação, serão melhoradas. Os cabos aéreos serão removidos, contribuindo para a melhoria da imagem urbana do espaço e da sua envolvente.

• Área de intervenção: 1455 m2.
  • Valor: 307.485,43 €.
  • Data de início: junho de 2023
  • Data de fim: fevereiro de 2024
  • Projeto: Área de Projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras e GEE - Gabinete de Engenharia Eletrotécnica, Lda.
Publicado: 01.06.2023 - 15:09 horas